Navegantes foi muito bem representada no Festival Nacional da Juventude de Xadrez (FENAJ), que aconteceu entre os dias 8 e 11 de maio, em Florianópolis. Três dos oito atletas da comitiva navegantina saíram com a medalha de ouro em quatro categorias.
Juliana Theofilo subiu duas vezes ao topo do pódio, sendo a campeã nas categorias blitz e rápido sub 18 feminino. Wellington Santos, por sua vez, se tornou campeão na categoria blitz sub 18 masculino.
Mariana Costa também fez bonito ao conquistar três medalhas durante a competição, a principal delas a de ouro, no blitz no sub 16 feminino. Ela saiu ainda com duas medalhas de prata no peito, sendo vice-campeã nas categorias rápido e pensado sub 16 feminino.
Outras duas enxadristas navegantinas subiram ao pódio. Laura Jurado se tornou vice-campeã de xadrez rápido no sub 18 feminino, enquanto Isabela Bischoff ficou com a medalha de bronze no rápido sub 16 feminino.
Realizado pela Federação Brasileira de Xadrez (FBX), por meio da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), o torneio reuniu 240 jovens de todo o país, oferecendo disputas acirradas e de alto nível técnico.
O técnico da equipe de Navegantes, Jonathan Maia, conta que o resultado obtido foi acima da expectativa – no ano passado, a comitiva navegantina trouxe duas medalhas, contra as oito deste ano. “Viemos trabalhando forte com os atletas e a Fundação Municipal de Esporte (FME) tem dado grande suporte para a modalidade, investindo no esporte. Esperávamos bons resultados, mas não tão bons assim. Estamos orgulhosos das conquistas e do esforço de toda a equipe”.
O treinador revela ainda que a comitiva que foi ao FENAJ é a base da equipe que irá disputar os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, na cidade de Rio do Sul, próximo desafio dos enxadristas.