15 C
Piçarras
domingo 26 de maio de 2024


Bombeiros alertam para risco de queimadas na região

Ouça a Matéria

A baixa umidade do ar e o solo seco (mais de duas semanas sem chuva) favorecem a ocorrência de focos de incêndio. A afirmação é do Setor de Previsão de Tempo e Clima da Epagri/Ciram. Apesar do tempo propenso, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Penha não tem tido grande trabalho com as chamas, mas alerta a população ao risco eminente de queimadas.
“Por incrível que pareça não recebemos chamadas para apagar algum incêndio há duas semanas”, afirma o comandante da Corporação Voluntária de, Johnny Coelho. O último foco foi em uma mata nas proximidades do parque Beto Carrero World, quando os voluntários tiveram que ser acionados para pôr fim às chamas. De acordo com a Epagri/Ciram, o ar seco e quente e baixa umidade do ar colaboram para a incidência e propagação rápida das queimadas.
Apesar da tranquilidade, citada por Johnny, a reportagem do Jornal do Comércio flagrou pequenas queimadas às margens da BR-101 e no bairro Itacolomi. Por sorte, nenhuma delas ganhou grandes proporções. “Muitas pessoas têm o costume de realizar limpezas nos terrenos e atear fogo no material coletado. É preciso ter muita cautela para que o fogo não se alastre nesses períodos de estiagem”, alerta o comandante.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em geral, os incêndios são consequência da ação humana, causando sérios danos ao meio ambiente, bem como ao ser humano. “O mês de agosto, por si só, já é um período de aumento nos casos de incêndio. Esse fato associado ao descuido humano gera grandes prejuízos”, acredita Johnny. Ele pauta uma série de dicas para evitar que o fogo se torne um inimigo da sociedade.
Não jogar cigarros acessos nas florestas ou na beira das rodovias e evitar fogueiras em locais de grande concentração de vegetação são dicas valiosas. Além disso, quando não houver alternativa, a construção e manutenção de aceiros (margens de terra sem vegetação) é um grande artifício para pôr fim ou iniciar uma pequena queimada. “E sempre que observar uma grande queimada, avisar os Bombeiros”, finaliza Johnny. O telefone dos Voluntários de penha é 193 ou 3345.1001, contatos que funcionam 24h.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você