23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Academias na praia são depredadas

Ouça a Matéria

As duas Academias da Terceira Idade (ATI), instaladas pela Prefeitura no calçadão da orla, vem sendo alvo de vândalos. Na última semana a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social (Sabes) denunciou a prática e pediu o auxílio da comunidade através de denúncias, evitando novos atos.
De acordo com a Sabes, as lixeiras foram roubadas e alguns equipamentos já foram retirados para reparo. Na primeira, que fica na descida da Rua Alexandre Guilherme Figueredo, um simulador de ski foi quebrado e precisou ser removido. Na segunda academia, instalada próximo a descida da Avenida Getúlio Vargas, um aparelho multiexercitador teve duas hastes de ferro quebradas, um prejuízo de cerca de R$6 mil. Denúncias revelam que depredações ocorrem de madrugada. De acordo com Aline Santanna, uma das colaboradoras do programa “Caminhando para uma vida saudável”, a depredação dos espaços públicos tem sido relatada por alguns vizinhos próximos. “Na madrugada, os vândalos vêm, na maioria das vezes embriagados ou drogados, e acabam destruindo tudo que conseguem”, denuncia.
De acordo com a secretária Rita de Cássia Teixeira Rangel, as academias recebem manutenção mensal para reduzir os impactos causados pelo uso contínuo e a ação do tempo sobre as estruturas de metal. “Mas, desde o dia 15 de dezembro, quando houve a última manutenção, estamos registrando, quase que diariamente, prejuízos causados pelo mau uso e pelo vandalismo”, revela.
Apesar de serem materiais de aço, as estruturas ficam mais vulneráveis devido a ação da maresia. “Temos um equipamento que não tem mais recuperação pelo nível de depredação em que se encontra”, completa Aline. Quem presenciar atos de vandalismo nas ATIs ou em qualquer outro espaço físico deve acionar a polícia através do telefone 190.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você