23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Detentos da UPA de Barra Velha farão exposição de trabalhos

Ouça a Matéria

A praça central Lauro Loyola vai sediar por primeira vez, no dia 05 de abril a exposição de trabalhos manuais produzidos em papel e cola feitos pelos detentos que cumprem pena na Unidade Prisional do bairro Vila Nova (UPA).
A apresentação dos trabalhos está sendo organizada pela gerência da UPA, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura. Segundo o gerente da unidade, Simão Benício Marcelino, o objetivo é quebrar preconceitos e mostrar que os detentos – chamados na UPA de internos ou reeducandos – também possuem atividades pedagógicas e de produção cultural.
A abertura da exposição acontece às 8 horas e finaliza às 17 horas, contanto com a produção de obras de 13 internos. Serão exibidos trabalhos em cestaria e em formatos diversos como baleiros, fruteiras e até mesmo reproduções de animais, veículos ou embarcações. “Um dos internos criou a réplica em papel de uma moto Harley Davidson que impressiona”, afirmou a agente prisional Patrícia Dremel, que colabora na organização da mostra.
Interessados poderão comprar os artesanatos ou encomendar peças, e o comércio local poderá também adquirir artesanatos para revenda. Simão destaca ainda que está em fase de formação a biblioteca da Unidade Prisional e aceita doações de livros em bom estado. O esforço da gerência do presídio é no sentido de quebrar preconceitos e estereótipos acerca dos detentos.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você