14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Guarda-vidas registram 86 mil ocorrências em BV

Ouça a Matéria

O relatório da Operação Veraneio 2010/2011 do Corpo de Bombeiros Militar, feito em oito praias do município, levantou durante três semanas de trabalho um total de 86.345 ocorrências nos bairros Centro, Tabuleiro e Itajuba. Os guarda-vidas civis e militares não tiveram nenhum afogamento seguido de morte durante o período com maior número de banhistas na cidade, quando a população chega a quadruplicar.
Parte do sucesso dos profissionais está no forte trabalho de prevenção para evitar que os visitantes e moradores fiquem expostos a situações de perigo na água. O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha, Zevir Aníbal Cipriani, parabenizou o trabalhos dos guarda-vidas que tiveram um excelente desempenho na prevenção na areia, evitando resgates na água. “Temos aumentado o número de postos e o número de visitantes foi muito maior do que anos anteriores”, destacou Zipriani.
Somente houve o registro de dois casos de afogamento com recuperação na Praia do Centro, em Itajuba, e no Tabuleiro.
Um dos casos mais chamativos é o fato da praia do Tabuleiro, apesar de não ser a mais populosa, ter registrado um maior número de prevenções e arrastamentos. A faixa de areia do Tabuleiro é uma das mais extensas do município e possui dois postos dos guarda-vidas, além de cadeirões, para que os guarda-vidas fiquem mais próximos das ocorrências. Já o fato da praia ficar em mar aberto permite a formação de várias correntes de retorno para dentro do mar, além de ondas mais fortes na parte rasa da areia. De 187 arrastamentos registrados pelos guarda-vidas, 100 aconteceram no Tabuleiro e 46 na Praia Central.
Sobre o total de 86.153 prevenções a afogamento, o Tabuleiro registrou o maior número de advertências dos guarda-vidas (37.708 ), seguido pela Praia Central (28.957). Como fatos esporádicos, foi registrada uma criança perdida na Praia do Cerro e uma embarcação à deriva na Praia de Itajuba.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você