16.7 C
Piçarras
quinta-feira 18 de julho de 2024


Mais 31 cidades de SC terão videomonitoramento urbano

Ouça a Matéria

Trinta e um municípios catarinenses terão videomonitoramento urbano até fevereiro de 2012. O anúncio foi feito pelo governador Raimundo Colombo, após a assinatura dos convênios entre Governo e prefeituras. Com um investimento de R$ 5,7 milhões, recursos das secretarias de Estado da Segurança Pública e Turismo, Cultura e Esporte, o programa prevê a instalação de 358 novos pontos de monitoramento. “É um investimento de grande importância para o Governo, que trará resultados significativos na Segurança Pública estadual. Graças à tecnologia avançada, o sistema mostrará uma maior eficiência, com isso mais segurança para a população catarinense”, destacou Colombo. O ato ocorreu nesta segunda-feira (3), no Centro Administrativo.

Todos os equipamentos já foram adquiridos pelas secretarias e começam a ser instalados a partir de dezembro, com previsão de funcionamento até o final do verão. A empresa que fará a instalação das câmeras e também a manutenção será contratada através de edital, que deve ser lançado nos próximos dias. Atualmente, Santa Catarina dispõe de 550 câmeras em funcionamento, com os 358 novos pontos, somará 908 equipamentos. Como meta, a Secretaria de Segurança Pública, até o final de 2012, quer contabilizar mais de 1.200 pontos de videomonitoramento urbano em todo o Estado. “Estamos implantando novas ferramentas de tecnologia para uso na Segurança Pública. Com isso, o policiamento catarinense terá mais agilidade na atuação direta de combate ao crime em todo o Estado. Com essa união entre as secretarias e a parceria com as prefeituras alcançaremos resultados positivos”, destacou o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba.

 Dentre os 31 municípios contemplados, oito fazem parte do projeto ForçaTur, lançado em agosto, pelas secretarias de Segurança Pública e Turismo, Cultura e Esporte. O Força Tur consiste na aquisição de equipamentos e sistemas de informação, no valor global de R$ 7,5 milhões, que contempla, ainda, a aquisição de mais cem câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em municípios turísticos (Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Penha, Piçarras, Bombinhas, Porto Belo e Laguna).

Em Florianópolis, até o final do ano, serão instaladas câmeras inteligentes nas cabeceiras das pontes, com aplicações diferenciadas e que vão permitir o reconhecimento de placas de veículos e a leitura biométrica facial, gerando alarmes automáticos para banco de dados de veículos (furtados, roubados, procurados) e/ou pessoas (foragidos, com mandado de prisão, procuradas, com antecedentes criminais).

Outros 18 municípios já possuem videiomonitoramento: Florianópolis, São José, Garopaba, Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Criciúma, Imbituba, Tubarão, Lages, São Joaquim, Chapecó, Concórdia e Itá são cidades que contam com o sistema ou estão em fase final de instalação.

 

 Cidades contempladas

Antônio Carlos – 6; Apiúna – 6; Barra Velha 10; Bombinhas – 15; Braço do Norte – 10; Canoinhas -6; Capivari de Baixo -10; Florianópolis – 65; Forquilinha -7; Gaspar -14; Guaramirim – 10; Herval do Oeste – 7; Içara -11; Indaial -10; Itapema -15; Joaçaba -13; Lages -10; Laguna -10; Massaranduba – 5; Navegantes -6; Palhoça -10; Penha -10; Piçarras -10; Porto Belo -10; Presidente Getúlio -6; Santo Amaro da Imperatriz -9; São Bento do Sul -10; São Ludgero -5; Schroeder – 5; Sombrio -6; Timbó – 10; Urussanga -10; Xanxerê -11. Totalizando 358 câmeras.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você