18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Policiais de Piçarras usarão pistola ‘Taser’

Ouça a Matéria

A Polícia Militar de Balneário Piçarras informou que dentro dos próximos dias a Corporação estará utilizando a pistola não letal de descarga elétrica, conhecida por Taser. A autorização para utilização foi fornecida pelo Estado após os policiais terem realizado um curso de capacitação, em Navegantes.
O curso terminou na última quinta-feira, 6, na sede do 25ª Batalhão, sendo o curso ministrado pelo Capitão da Polícia, Luis Carlos. O novo equipamento – Taser modelo M26, padrão adotado pela Polícia Militar de Santa Catarina -servirá de recurso para situações onde se faz necessário uma intervenção policial e que não seja necessário o uso de alguma arma letal,
Segundo o Tenente da Polícia local, Carlos Alberto Mafra Junior, a pistola possui uma carga aproximada de 50 mil volts e uma amperagem baixa. “A arma não causa lesões físicas e pode ser aplicada até em pessoas com problemas no coração”, garante. O tempo de paralisação dos músculos é de cinco segundos, que pode ser repetida de acordo com a necessidade da ocorrência policial.
A finalidade da utilização da pistola é justamente criar uma janela de tempo suficiente para que o policial possa se aproximar com segurança do agressor e efetuar sua detenção. “Trata-se de um dispositivo eletrônico de controle, que emite uma descarga elétrica que paralisa o indivíduo, interrompendo a comunicação do cérebro com o corpo, resultando na paralisação imediata”, explica o funcionamento, Mafra.
Os Policiais Militares de Balneário Piçarras, ao final da instrução, foram submetidos a uma avaliação na qual consiste num acerto mínimo de 70% para a concessão da habilitação. “Houve aprovação de 100% dos alunos. Desta forma, nos próximos dias o efetivo do 3º Pelotão já estará utilizando no serviço operacional a pistola”, ratifica.

Carabina
Os policiais militares de Balneário Piçarras também participaram de um curso de instrução de habilitação para carabina CT-40. O curso ocorreu no estande de tiro do 1º Batalhão, em Itajaí, sendo ministrado pelo 1º Tenente Pedro Carlos Machado Junior. “

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você