24.3 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Bombeiros Voluntários de Barra Velha pedem auxílio com doações

Ouça a Matéria

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha está solicitando doações de camas, colchões, beliches, armários e mobiliário diversos para reforçar a estrutura dos alojamentos do quartel, localizado em Pedras Brancas, Itajuba (área do antigo DNER). A corporação, hoje com cerca de 30 bombeiros ativos – entre socorristas e estagiários em formação – sobrevive com apenas R$ 3 mil de recursos oficiais por mês, e o restante de auxílio da comunidade. 

Os mobiliários solicitados, principalmente camas e colchões, serão destinados ao alojamento dos socorristas. Segundo a presidente e gestora Kelly Paloco, o quartel passou por reformas e adaptações internas durante o ano, incluindo alojamento específico para socorristas mulheres – mas a falta de mobiliário dificulta a estrutura de permanência dos voluntários. 

O comandante Thiago Fernandes inclusive já estendeu o pedido para a rede hoteleira, em virtude de muitas vezes esses empreendimentos terem materiais em desuso. Kelly lembra que ano passado, o pedido por aparelhos de ar condicionado foi bem atendido pela comunidade, e a agora, a corporação conta ainda mais com o auxílio de todos. A corporação precisa também de móveis de cozinha.

O Corpo de Bombeiros Voluntários conta hoje com duas ambulâncias básicas, e está finalizando o curso de formação de socorristas, que terá sua formatura em janeiro. Em 2016, com apoio da Prefeitura e da Defesa Civil, o CBV conseguiu para o quartel o repasse do fone 199, que hoje é o principal contato para solicitações da comunidade, além do antigo número, o 3446.000, que segue na ativa.  

Atualmente, o recurso de R$ 3 mil destinado pelo Poder Público ao Corpo de Bombeiros Voluntários, e mais os recursos oriundos de mantenedores via conta de luz, praticamente custeiam apenas a manutenção dos serviços básicos. “Estamos há mais de 20 anos prestando serviço, e precisamos sempre desse respaldo do poder público e da comunidade”, observa Kelly. 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você