24.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Barra Velha trabalha em projeto para criar a Guarda Municipal

Ouça a Matéria

A administração municipal de Barra Velha confirmou nesta quinta-feira, 16, que pretende implantar uma Guarda Municipal na cidade. Um projeto vem sendo lapidado pelo setor de Trânsito e Segurança Pública da Prefeitura, que inclusive está colhendo exemplos em cidades da região para uma futura criação.

“Nós já estamos vendo a possibilidade de criar dentro do município de Barra Velha também a nossa Guarda Municipal. Ainda não temos definido prazo, mas acreditamos que esse projeto possa acontecer para que possamos trazer mais segurança para a cidade”, disse o prefeito, Douglas Elias da Costa (PL), em nota oficial.

No dia 15, ele e a equipe da Diretoria de Trânsito e Segurança Pública estiveram na base da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, conhecendo como funciona a estrutura. O Diretor de Trânsito e Segurança Pública de Barra Velha, Gustavo Fonseca, está elaborando projeto que pretende criar a Guarda Municipal.

“A implantação da GM em Barra Velha, com certeza trará mais segurança para a nossa população. Nós estamos cobrando do Estado mais efetivo para nossa cidade, na última terça-feira (14), estivemos em Florianópolis cobrando da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e não vamos medir esforços para que possamos dar mais segurança aos nossos munícipes” acrescentou o prefeito.

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú, considerada a maior de Santa Catarina em número de efetivo, completou em maio deste ano dez anos de atuação. Durante uma década, a corporação passou por grandes conquistas e tem sido fundamental para fiscalizar e garantir a segurança da população em Balneário Camboriú.

MAIS SEGURANÇA

No mês passado, o prefeito de Barra Velha viralizou com um vídeo em que cobra, com extrema veemência, das autoridades estaduais e federais investimentos no setor de segurança pública regional. Em dois minutos, o gestor municipal afirma que moradores barra-velhenses e das cidades de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes estão sendo sufocados pelo aumento da criminalidade.

“Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e Navegantes estão se sentindo sufocadas por estas duas cidades (Joinville e Itajaí). Eu venho pedir às autoridades regionais e estaduais, em nome dos quatro municípios, para mais segurança”, afirmou Douglas. Seu desabafo tem como base os constantes registros de crimes como furtos a estabelecimentos comerciais, furtos de veículos, assaltos e tráfico de drogas.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você