A Polícia Civil de Barra Velha trabalha em um inquérito que apura a invasão e venda ilegal de lotes na Rua Figueirinha, no bairro Tabuleiro. No último dia 9, com aporte da Polícia Militar, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos – rendendo na detenção de dois suspeitos de formarem a quadrilha.
Um dos suspeitos, de 40 anos, foi preso preventivamente. As suspeitas da Polícia é de que ele seria o líder da quadrilha e também integrante de uma facção criminoso. Com eles, os policiais encontraram documentos relacionados a venda dos terrenos, veículos, maconha, uma arma, munições e grande quantia em dinheiro.
As investigações apontam que a quadrilha age como uma milícia: usando de força para afugentar os proprietários dos lotes e realizar a venda. Eles são investigados por esbulho possessório (tomada de posse de forma injusta), associação criminosa, porte de arma de fogo, tráfico de armas e de drogas, ameaça e tentativas de homicídio e de latrocínio.
A Polícia Civil segue com o inquérito. Quem tenha sido lesado pela quadrilha pode procurar a Delegacia para reforçar as investigações – que foram batizadas de “Operação Figueirinha”.