24.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Polícia Militar alerta para crescimento de tentativas de golpes por mensagens de celular

Ouça a Matéria

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) alerta para a crescente prática do crime virtual conhecido por phishing. Utilizando o nome de bancos nacionais, golpistas tentam atrair pessoas com mensagens que oscilam entre oferta de crédito até uma mera atualização cadastral. A recomendação máxima da PMSC é para que as pessoas não cliquem nos links anexos às mensagens, tampouco retornem o contato.

“Golpistas estão enviando mensagens falsas do tipo phishing, utilizando o nome de bancos nacionais para atrair novas vítimas. As mensagens são enviadas aleatoriamente, mesmo que a pessoa não possua conta bancária naquele banco ou o serviço indicado, como o de milhas, por exemplo”, alerta a PMSC, através do canal no Instagram do Batalhão de Penha.  O objetivo das mensagens é simples: roubar os dados pessoais e bancários das pessoas.

“O objetivo do golpe é roubar dados de cartões de crédito, códigos PIX e credenciais bancárias. Com essas informações, os golpistas cometem fraudes em nome de terceiros. Normalmente essas mensagens são bem convincentes, e por isso é difícil identificar se elas são mesmo falsas”, detalha a corporação militar, recomendando que, “na dúvida, não clique no link enviado”.

A PMSC acrescenta que “os bancos jamais enviam links com pedidos de atualização de dados por mensagens”. A recomendação é para que a pessoa que receber essas mensagens, cadastre-as como spam, bloqueie o número e exclua-as do telefone. Além de mensagens de texto para o celular, o golpe pode ser aplicado também por e-mails que solicitam recadastramento da senha bancária.

NÃO RETORNE À LIGAÇÃO
Outro detalhe comum nessas mensagens é que elas passam um número de telefone para contato. “Muitas pessoas acreditam que, por isso, a mensagem pode ser mesmo um pouco mais segura, mas não é o caso. Você liga e eles aplicam o golpe, agora por telefone. Jamais informe suas senhas. Sua senha é uma informação secreta e pessoal. Bancos e serviços em geral nunca vão pedir que você passe sua senha”, finaliza a PMSC.

O QUE É PHISHING
Phishing é uma técnica de engenharia social usada para enganar usuários e obter informações confidenciais como nome de usuário, senha e detalhes do cartão de crédito. Para cometer as fraudes eletrônicas, os criminosos utilizam mensagens aparentemente reais.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você