15 C
Piçarras
domingo 26 de maio de 2024


7ª Feira do Livro e 1º Festival Literário nas Escolas são anunciados em Balneário Piçarras

Feira será entre 7 a 9 e Festival, que irá percorrer toda as unidades de ensino, está marcado para os dia 3 a 14

Ouça a Matéria

A Fundação Cultural de Balneário Piçarras – em parceria com a Secretaria de Educação, acaba de anunciar a realização da 7ª Feira do Livro (7 a 9) e da 1º Festival Literário nas Escolas (3 a 14). Realizados de forma paralela ao longo do mês de outubro, os eventos se conectam em fomento à literatura.

“No Festival Literário, a intenção é que haja programação para todas as idades nas escolas, levando a literatura para o ambiente escolar. Haverá contação de histórias, teatro, papo com autores e ilustradores locais, da região e do Estado, além do cinema literário”, detalha a presidente da Fundação, Iria Quintino. O Festival percorrerá as unidades.

Toda a rede de ensino de Balneário Piçarras será contemplada, tanto escolas municipais quanto as estaduais e particulares e a EJA. “Destaque no Festival Literário para os contadores de histórias credenciados no Edital de Compra de Espetáculo, e autores locais com destaque na literatura infantil, juvenil e adulta, além de autores e ilustradores convidados de Penha, Barra Velha, Itajaí e Florianópolis”, acrescenta Iria.

Na Feira do Livro, que ocorre no Centro Cultural Luiz Telles, a programação prevê a 2ª Mostra de Cartões Postais, lançamentos de livros, premiação do 2º Concurso Literário, palestras e apresentações musicais. “Destaque para a palestra da professora doutora da UFSC e escritora Eliane Debus, que vem fazer uma palestra sobre “A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens”, e lançamento de seus dois livros com a mesma temática Triolé Triolé (trazendo a poesia de Cruz e Sousa para os jovens) e Antonieta (livro infantil sobre a história de Antonieta de Barros)”, reforça Iria.

Na Feira do Livro também haverá a participação das editoras parceiras, que são a editora Oficina – Birô de Criação, de Balneário Piçarras, as editoras Ipê Amarelo e Traços&Capturas, de Itajaí, Cruz e Souza, de Florianópolis, e a Livraria Atena, de Balneário Piçarras. “Elas foram editoras convidadas devido ao espaço ainda reduzido no Centro Cultural. No próximo ano, a intenção é que a Feira seja realizada num espaço maior, com a participação de muitas outras editoras independentes e muitas atrações”, finaliza a presidente.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você