20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de São Francisco do Sul

Animal tinham aproximadamente sete metros de comprimento

(Foto de PMP-BS Univille)
Ouça a Matéria

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi localizada neste sábado, 10, em estágio avançado de decomposição numa praia de São Francisco do Sul. Com aproximadamente sete metros de comprimento, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias/Univille realizou a remoção no dia seguinte. A animal foi visto à deriva na região da Praia Grande, mas acabou encalhando na Prainha.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A PMP-BS Univille monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari a Itapoá. Por isso, se encontrou um animal marinho morto ou debilitado, ligue para 0800 642 3341 / (47) 3471 3816 (base) / (47) 99212 9218 (WhatsApp).

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você