Com o encerramento da temporada de verão, a Bandeira Azul das cidades de Balneário Piçarras e Penha já foram arriadas. Agora, as gestões municipais preparam o planejamento da próxima temporada em busca da manutenção de certificação ambiental. Cada cidade possui um foco definido, incentivadas ainda pelo recente destaque nacional dado à conquista da temporada passada.
Balneário Piçarras quer aumentar ainda mais o trecho certificado para a temporada 2022/2023 e garantir a manutenção do recorde de extensão. “Estamos pleiteando o aumento da nossa Bandeira Azul até a divisa com Barra Velha, com o ganho de 1.225 metros, que é um benefício para toda a população. Foi realizada a encomenda de 25 quiosques, dos quais uma parte será instalada no trecho Bandeira Azul”, antecipa o secretário de Turismo, Lávio Dalfovo. A última temporada certificou 3,3 quilômetros da orla.
Segundo a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Rosemari Bona, a manutenção da certificação acarreta ganhos permanentes para o desenvolvimento socioambiental do municipal. “Além das atividades de educação ambiental desenvolvidas na temporada, o IMP pretende manter a monitoria de praia para maior contato com a população e turistas, o que é importante para levantamento de dados e alinhar as ações para a próxima temporada”.
Já Penha visa candidatar outras praias para a fase piloto do programa, como a Praia Vermelha. “É um local extremamente preservado e que ganhará infraestrutura voltada a sustentabilidade numa conexão direta com o preservado meio ambiente local”, afirma o secretário municipal de Turismo, Cleber Neumann. “São três meses com a Bandeira Azul hasteada e outros nove meses desenvolvendo pesquisas e zelando pelos locais para que as renovações sejam possíveis. Há uma enorme dedicação para obter essa certificação que, para uma cidade turística como a nossa, é a abertura de muitas portas para o crescimento econômico e desenvolvimento organizado”, conclui.
O selo do Programa Bandeira Azul 2021/2022 foi concedido a quatro praias da região, que mantêm boas condições de balneabilidade, acessibilidade, educação ambiental e segurança. A Praia de Piçarras conquistou a maior extensão certificada do Brasil, com 3,3 quilômetros, enquanto Penha garantiu o destaque à Praia Grande, Praia da Saudade e Bacia da Vovó.
As localidades foram destaque nacional durante toda a temporada. Recentemente, a certificação dos municípios repercutiu em portais como Globo e G1. “Esse tipo de divulgação em massa é muito positivo para a cidade. Isso alavanca o turismo, o colocando em posição estratégica, e a economia local. Traz os olhares das pessoas para a qualidade de vida de Balneário Piçarras”, destaca o secretário municipal de Turismo, Lávio Dalfovo.