17 C
Piçarras
segunda-feira 12 de maio de 2025


Bandeira Azul é hasteada em Balneário Piçarras: “o maior trecho do Sul do Brasil”

A certificação de qualidade ambiental está afixada em dois pontos dos 3,2 quilômetros chancelados pelo corpo técnico do programa: ao lado do Molhe Norte e na descida da Rua 3.750

(Foto, Felipe Franco | JC)
Ouça a Matéria

A Bandeira Azul para a Temporada de Verão 2022/2023 está hasteada em Balneário Piçarras. A certificação de qualidade ambiental está afixada em dois pontos dos 3,2 quilômetros chancelados pelo corpo técnico do programa: ao lado do Molhe Norte e na descida da Rua 3.750. “Somos a maior extensão de praia com Bandeira Azul do Sul do Brasil”, frisou a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Rosemari Bona, durante o ato de hasteamento realizado na manhã desta quinta-feira, 15.

Hasteamento ocorreu ao lado do Molhe Norte (foto, Felipe Franco | JC)

A certificação de Balneário Piçarras foi conquistada pela sexta temporada consecutiva: 18/19, 19/20, 20/21, 21/22 e 22/23. “Turismo e Meio Ambiente são coisas conjugadas. Não podem mais caminhar sozinhos”, enalteceu o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lávio Dalfovo. Ações ambientais serão desenvolvidas ao longo da temporada, cuja certificação é válida de dezembro à março.

“O Bandeira Azul certificada a qualidade do nosso balneário, o maior trecho do Sul do Brasil”

Tiago Baltt, prefeito de Balneário Piçarras

Para o hasteamento da bandeira pelo quinto ano consecutivo, a municipalidade precisou cumprir 34 exigências do programa – entre eles o de manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área ao longo da temporada. “A extensão do trecho certificado não é o importante, mas sim, cumprir e manter os 34 requisitos. É uma vitória”, acrescenta Rosemari.

“Deus nos agraciou com uma beleza natural exuberante e nós precisamos cuidar desse potencial. O Bandeira Azul certificada a qualidade do nosso balneário, o maior trecho do Sul do Brasil”, categorizou o prefeito, Tiago Baltt (MDB).  Para 2023/2024, o Governo Municipal planeja a ampliação da certificação em mais 1.225 metros, até a divisa com Barra Velha, totalizando 4.425 metros. A medida pode fazer a cidade recuperar o simbólico título de maior extensão certificada do Brasil.

Hoje, esse título foi conquistado pela praia cearense de Cumbuco – a primeira no estado a receber a certificação do Bandeira Azul. São quatro quilômetros de orla certificados pelo programa internacional.

O PROGRAMA BANDEIRA AZUL

A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Dentre os diferenciais do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você