24.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Barra Velha apresenta revitalização total do Morro do Cristo

“Agora, volta a ter vida e a mostrar todo o potencial de Barra Velha. Vai resgatar o orgulho e o sentimento de pertencimento”

As questões naturais, culturais e turísticas da cidade ganharam o foco (FOTO PMBV)
Ouça a Matéria

Um dos principais cartões-postais de Barra Velha passou por uma completa revitalização – apresentada à população na noite desta terça-feira, 22. Toda estrutura foi repintada, incluindo as réplicas do Cristo Redentor – erguidas em um dos pontos mais altos da cidade – e seu entorno ganhou os traços do renomado artista plástico Ademar Cesar, que enalteceu todo potencial turístico da cidade.

Este é um local de muita história e que estava abandonado

DOUGLAS DA COSTA, PREFEITO

“Sou um artista que me entrego a tudo que faço. Arte não é algo que se veja, inicialmente, mas é algo que se sente – antes de tudo”, discursou o artista. Em sua fala, ele deu detalhes sobre as pinturas muralistas, pontuando que buscam direcionar energia favorável sobre a cidade. “No muro, os peixes estão vencendo a correnteza. Um símbolo de persistência, que forja o caráter”, acrescentou.

As questões naturais, culturais e turísticas da cidade ganharam o foco principal dos pincéis manuseados pela equipe do artista plástico. “Esse é um dos pontos turísticos mais visitados de Barra Velha e agora volta a ganhar vida com esse trabalho. As pinturas fortalecem nossa identidade cultural e turística”, explica o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Esporte (Fumtec), Pierre Costa.

“A gente usa a arte como forma de poder contribuir com o desenvolvimento da cidade” (FOTO PMBV)

O trabalho foi desenvolvido com uma paleta de cores exclusivas, criadas sobre uma tinta acrílica de alta qualidade. “Esse é um momento especial para nossa cidade. Este é um local de muita história e que estava abandonado. Agora, volta a ter vida e a mostrar todo o potencial de Barra Velha. Vai resgatar o orgulho e o sentimento de pertencimento”, citou o prefeito, Douglas Elias da Costa.

A coordenadora do trabalho, Jane dos Santos, observa que trabalho vai valorizar o sentimento de pertencimento local. “A gente usa a arte como forma de poder contribuir com o desenvolvimento da cidade, seja na educação ou no fomento ao turismo, na formação da cidade. Ficamos muito agradecidos por poder desenvolver esse trabalho, pois sabemos que a arte consegue contribuir com o coletivo. Estamos fazendo parte da história”.

Segundo Pierre, a ideia da FUMTEC é avançar com a revitalização de outros pontos turísticos da cidade. O próximo projeto deve ser idealizado na Praça de São Cristóvão. O projeto da revitalização do Morro do Cristo contou com o apoio da Max Construtora.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você