Barra Velha confirmou para o dia 7 de dezembro – durante a celebração dos 61 anos de emancipação da cidade – o ato inédito de hasteamento da Bandeira Azul para as praias do Cerro e do Sol.
“Barra Velha está entre as mais seletas praias com boa balneabilidade do mundo. Um reconhecimento importante para a fomentação do turismo e desenvolvimento de Barra Velha”, definiu o presidente da Fundação de Turismo, Pierre Costa.
No último dia 11, em Niterói, no Rio de Janeiro, Pierre representou o governo municipal no ato de recebimento dos certificados e das bandeiras, que serão hasteadas para a temporada 2022/2023.
“Tornar as praias do Cerro e do Sol certificadas pelo Bandeira Azul é algo que está muito importante para o turismo. Graças à união da comunidade e do poder público em prol deste feito, esse feito marca uma nova fase para o turismo barra-velhense”, celebrou o presidente.
Na visão do prefeito licenciado, Douglas Elias da Costa (PL), a “certificação internacional colocará Barra Velha num patamar diferenciado das demais cidades. Nosso município ganhará com a visibilidade a nível internacional, atraindo novos visitantes e, na conscientização ambiental aos usuários de praia”.
O PROGRAMA BANDEIRA AZUL
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis.