18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Barra Velha tem duas praias inclusas no programa Bandeira Azul

A Praia do Cerro e Praia do Sol foram avalizadas pelo júri internacional para hastearem a bandeira nesta temporada de verão, 2022/2023

(Praia do Cerro, FOTO, FELIPE FRANCO, JC)
Ouça a Matéria

Duas praias de Barra Velha também ingressaram com cobiçado rol de balneários certificados pelo programa Bandeira Azul. A Praia do Cerro e Praia do Sol foram avalizadas pelo júri internacional para hastearem a bandeira nesta temporada de verão, 2022/2023. Essa é a primeira vez que a cidade conquista o direito.

“Tornar as praias do Cerro e do Sol certificadas pelo Bandeira Azul é algo que está muito importante para o turismo. Graças à união da comunidade e do poder público em prol deste feito, esse feito marca uma nova fase para o turismo barra-velhense”, celebrou o presidente da Fundação de Turismo, Cultura e Esporte (Fumtec), Pierre Costa.

Ambas foram escolhidas “por possuírem ecossistema adequado aos objetivos do programa e histórico de gestão ambiental favorável”, reforça Pierre. O Governo Municipal tem até o dia 15 de dezembro para promover o hasteamento das bandeiras. A data será definida nos próximos dias. “O Bandeira Azul cria um ambiente favorável ao turista e ao investidor, resultando diretamente em emprego e renda para nossa população”, acrescenta Pierre.

Na visão do prefeito Douglas Elias da Costa (PL), a “certificação internacional colocará Barra Velha num patamar diferenciado das demais cidades. Nosso município ganhará com a visibilidade a nível internacional, atraindo novos visitantes e, na conscientização ambiental aos usuários de praia”. Ao município, as bandeiras serão entregues dia 11, em cerimônia na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

O PROGRAMA BANDEIRA AZUL

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você