A Casan de Balneário Piçarras trabalha nos últimos detalhes da instalação dos dois novos reservatórios de água do bairro Nossa Senhora da Conceição. Cada um tem capacidade de 150 mil litros, os trabalhos estão concentrados na interligação dos tanques à rede de distribuição de água.
“Os equipamentos vão contribuir com a reserva de água potável, trazendo mais segurança hídrica para o município”, pontua o chefe da Agência CASAN, Lino José de Aviz Neto. Com as novas unidades, o bairro passará a ter uma reserva de segurança na ordem de 350 mil litros. A previsão é concluir o serviço até o final do mês de dezembro.
Além disso, está em operação o reservatório de 500 mil litros, construído no bairro Itacolomi. Construído em elevação em morraria situada na Rua 2.900, ele distribui água potável à cidade através da gravidade. Uma adutora com quatro quilômetros de comprimento, em ferro fundido, foi necessária para colocar o novo reservatório em operação.
Ao longo do ano, a Casan intensificou os investimentos em reservação de água potável. Entre eles, a implantação de um reservatório pulmão com capacidade de dois milhões de litros localizado junto à Estação de Tratamento de Água, assim como uma Estação de Recalque de Água Tratada, com capacidade de 170l/s, instalada junto a este tanque.
“Assim, a capacidade de reserva total da cidade será de 2.850.000 litros”, reforça Lino. Balneário Piçarras conta também uma captação alternativa de água bruta no Rio Novo, do interior do município. Implantada durante o último grande período de estiagem, em 2021, “essa captação será utilizado durante a temporada para aumentar a segurança na disponibilidade de água bruta do sistema”, detalha o chefe local da Casan.