17.1 C
Piçarras
domingo 14 de julho de 2024


Ciclone extratropical pode causar ressaca na costa Sul

“Adverte-se para o risco de forte a significativa ressaca do mar na orla”, reforça o MetSul

(FOTO, FELIPE FRANCO)
Ouça a Matéria

Os setores de meteorologia alerta para a chegada de um ciclone extratropical na região Sul do Brasil – que resultará em mar agitado entre Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Segundo o portal especializado MetSul Meteorologia, ondas entre 5 e 6 metros devem ser registradas entre esta terça-feira e quinta-feira (9 e 11).

“Ondas de 5 a 6 metros são projetadas por modelos de ondas para os litorais de Santa Catarina e do Paraná. O mar vai ficar ainda muito agitado com swell do ciclone nos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro. A maior agitação marítima vai ocorrer entre quarta e quinta-feira com as ondas mais altas no Sudeste na quinta”, confirma o portal.

O ciclone deve atuar por muitas horas seguidas bastante perto da costa e em certos momentos com o centro do sistema até rente à orla. Essa situação pode resultar em ventos com rajadas de 60km/h a 80km/h. “Adverte-se para o risco de forte a significativa ressaca do mar na orla”, reforça o MetSul.

A Defesa Civil de Santa Catarina cita ainda a intensidade da chuva. “Chuva persistente, com intensidade moderada a forte e acumulados elevados em curto intervalo de tempo, que pode vir acompanhado de temporais isolados, principalmente, do centro ao leste de Santa Catarina. O risco é alto para ocorrências associadas à chuva, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações”.

O tempo deve se estabilizar na sexta-feira, 12. Uma massa de ar frio deve predominar sobre Santa Catarina, segundo a meteorologista da Defesa Civil, Francine Sacco – com quedas nas temperaturas e mar ainda bastante agitado. “Ainda, a combinação de mar muito agitado e a maré astronômica alta, devido a lua cheia, favorece a ocorrência de alagamentos costeiros”, finaliza o órgão  em comunicado assinado pela profissional.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você