A Prefeitura de Balneário Piçarras acaba de anunciar a autorização para futuro saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo ciclone extratropical que assolou o litoral catarinense em 10 de agosto. No próximo dia 26, a Defesa Civil de Balneário Piçarras começa o cadastro das famílias.
O cadastro segue até sexta-feira, 30, na sede da Defesa Civil (Rua Vereador João Figueiredo, 1194, no Centro). Os moradores devem levar os originais e fotocópias do comprovante de residência, RG e CPF. Depois, a equipe da Defesa Civil analisará caso a caso e fará a inclusão no sistema do município. A Defesa Civil fará os atendimentos das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Após os cadastros, toda a documentação será encaminhada à Caixa Econômica Federal de Balneário Piçarras, que fará a atualização de saque no Aplicativo FGTS, na aba “Calamidade Pública”. O APP está disponível para os sistemas Android e IOS e o limite de saque ficará em torno de R$ 6 mil.
O Governo Federal reconheceu na última terça-feira, 20, o Decreto de Emergência 445/2022, assinado pelo prefeito Tiago Baltt no dia 11 de agosto. Ele foi editado após a cidade registrar danos materiais em 824 casas, levando transtorno para mais de 3200 moradores, segundo dados da Secretaria de Assistência Social.
Os maiores danos foram relacionados a destelhamentos, quedas de muros e árvores. Também houve registro de danos em órgãos e espaço públicos. O portal de acesso a cidade foi destruído pelos ventos fortes.
Com o reconhecimento do Decreto Municipal 445/2022, os moradores poderão fazer o saque do saldo do FGTS como forma de auxiliar na reconstrução dos bens destruídos pelo ciclone. No dia do evento climático, a Defesa Civil começou a efetuar o cadastro das famílias que receberam as mil telhas de fibrocimento encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil de Balneário Piçarras por meio do telefone 3345-0702, em horário comercial.