20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Navegantes confirma primeiro caso de Monkeypox

O paciente não precisou de internação hospitalar e está em cumprimento do período de isolamento domiciliar

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Navegantes confirmou nesta segunda-feira, 29, o primeiro caso de Monkeypox na cidade, doença conhecida como varíola dos macacos. Trata-se de um homem, de 27 anos, que procurou a rede pública de saúde.

O paciente não precisou de internação hospitalar e está em cumprimento do período de isolamento domiciliar. Até agora, 8 casos foram notificados, um caso confirmado e 7 suspeitos.

“O caso confirmado é leve e o paciente segue em isolamento domiciliar. Destacamos a importância de observar os sintomas que configuram casos suspeitos, como aparecimentos de lesões de pele, acompanhados de febre e inchaço dos gânglios linfáticos”, explica o secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel. O uso de máscara de proteção também é indicado. A doença também pode ser transmitida por meio de relações sexuais, devido ao contato, portanto, é recomendado o uso de preservativos.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você