30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


OAB Subseção de Balneário Piçarras e CAASC promovem palestra de valorização da vida

“Sabemos que os cuidados com a saúde mental são tão importantes quanto os cuidados com a saúde física”

Ouça a Matéria

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Balneário Piçarras e a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) realiza na próxima segunda-feira, 19, dinâmica e roda de conversa voltada a temática do mês: a campanha de valorização da vida “Setembro Amarelo”. A psicóloga, Thais Tonin, é quem vai coordenar os trabalhos – marcados para começarem às 19h30 na sede da OAB piçarrense.

“Sabemos que os cuidados com a saúde mental são tão importantes quanto os cuidados com a saúde física. Teremos um encontro com a psicóloga, Thais Tonin, para falar sobre Setembro Amarelo: possibilidades de produção de saúde mental”, detalha a delegada do CAASC da Subseção, a advogada Caroline Reis. O evento é direcionado à categoria, mas com vagas limitadas abertas à sociedade interessada.

A confirmação de participação pode ocorrer pelo telefone 3345-0705. “Neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio resolvemos estender nosso desafio pela sua saúde mental. Neste setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, fazemos um alerta para a importância de estar atento aos sinais e buscar ajuda”, ressalta Caroline, pontuando ainda que os advogados e advogadas catarinenses têm acesso às sessões de psicoterapia on-line por um valor subsidiado pela CAASC pelo valor R$ 39, por consulta.

Profissionais da saúde pontuam que os primeiros sinais são tristeza intensa por vários dias, falta de interesse e planos futuros, isolamento social, fadiga emocional, níveis de stress e ansiedade, tentativas prévias e histórico familiar de suicídio e avisos como “A vida não vale a pena”, “Estou tão sozinho que queria morrer” ou “Você vai sentir minha falta”.

Uma pesquisa recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, por ano, mais de um milhão de pessoas colocam fim à própria vida. No Brasil, a média é de 38 suicídios por dia. Pessoas com essa tendência são estigmatizadas, e familiares e amigos chegam a ter medo de entrar no assunto com elas, para não estimular algum comportamento suicida.

Há nove anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizam o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio. Neste ano de 2022 o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você