23 C
Piçarras
domingo 23 de junho de 2024


Organização do trânsito é primeira ação do novo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana

Uma empresa de consultoria para realizar o trabalho de assessoria e planejamento na área urbana, especificamente para qualificar o trânsito da cidade deverá ser contratada

(FOTO, FELIPE FRANCO)
Ouça a Matéria

O secretário de Segurança Pública de Balneário Piçarras, Paulo Debatin, foi eleito o presidente do recém-criado Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comob). “O Comob passa a ser responsável pela discussão de tudo que envolve a mobilidade urbana de Balneário Piçarras”, definiu ele durante a primeira reunião, dia 1º. Eder Pereira, representante do setor empresarial da indústria, comércio e serviços, foi escolhido vice-presidente. Primeira medida é organizar o trânsito.

Os membros do Comob decidiram que o conselho deverá encaminhar uma proposição à Secretaria Municipal de Segurança Pública para que seja contratada uma empresa de consultoria para realizar o trabalho de assessoria e planejamento na área urbana, especificamente para qualificar o trânsito da cidade.

Eder reforçou a importância da temática, justamente pela falta de planejamento para futuras obras no setor. “Sabemos que o problema de mobilidade urbana será um dos gargalos já nos próximos anos e que várias obras importantes já estão atrasadas. Esperamos poder contribuir para que obras saiam do papel o quanto antes mantendo a qualidade de vida para moradores e turistas”, opinou.

Debatin categoriza que entre os serviços da consultoria, deverão constar projetos de sinalização viária, estudo do fluxo de trânsito, cruzamentos em conflitos, análise sobre redutores de velocidade, implantação e padronização de rótulas e canteiros centrais, delimitação de vagas de estacionamento, espaços de acessibilidade, implantação de Programa de Educação para o Trânsito nas escolas, entre outros.

Primeira reunião do Comob: diretoria tem gestão de 2 anos

A primeira diretoria tem mandato de 2 anos e ficará responsável por atuar de maneira consultiva, propositiva, fiscalizadora e vai assessorar a Prefeitura em relação ao trânsito, transportes, mobilidade e acessibilidade. O Comob tem atuação como órgão de controle social da gestão das políticas de mobilidade urbana, com participação do poder público e da sociedade civil organizada, pautando suas decisões na democratização da gestão do trânsito e dos transportes no município.

O prefeito, Tiago Baltt (MDB), reforça que os membros “têm como objetivo encontrar soluções mais justas e equilibradas através de um Comitê, para conciliação das condições de aplicabilidade às políticas públicas referentes a mobilidade urbana, melhorando, assim, a oferta, a escolha e, consequentemente, a boa qualidade dos serviços prestados à população”.

“O Comob passa a ser responsável pela discussão de tudo que envolve a mobilidade urbana de Balneário Piçarras, possuindo importantes atribuições, tais como a orientação e fiscalização da regulamentação das vias e calçadas quanto à mobilidade urbana e a acessibilidade de pedestres e condutores, bem como a proposição de medidas para o aperfeiçoamento da legislação local de trânsito”, finaliza Debatin.

INTEGRANTES DO COMOB

Secretaria de Segurança Pública

– Paulo Debatin

– Mateus da Silva

– Mariana Takada

Secretaria da Fazenda

– Ana Carvalho

Diretoria de Patrimônio

– Laércio Esequiel Pezzatto

Secretaria de Planejamento Urbano

– Rodrigo Morimoto

– Marco Antônio Santana

Secretaria de Obras

– Orli Carlos Ferreira Júnior

– Raphael Staack Michel

Polícia Militar

– João Gabriel de Moura Iglesias

Setor empresarial da indústria, comércio e serviços

– James José Ramos

– Jamile Fengler Dietterle

– Eder Ailton Pereira

– Jean Carlos Moreira

– Luiz Eduardo Bolda Martins

– Juliana Cristine Schwarz Boiani

OAB

– Osny de Borba Júnior

– Samantha de Andrade

Bombeiros

– Germano Elias Casagrande

Conseg 153

– José Roberto Rosa

– Renate Ariolli

– Cássio Rettor  

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você