O secretário de Segurança Pública de Balneário Piçarras, Paulo Debatin, foi eleito o presidente do recém-criado Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comob). “O Comob passa a ser responsável pela discussão de tudo que envolve a mobilidade urbana de Balneário Piçarras”, definiu ele durante a primeira reunião, dia 1º. Eder Pereira, representante do setor empresarial da indústria, comércio e serviços, foi escolhido vice-presidente. Primeira medida é organizar o trânsito.
Os membros do Comob decidiram que o conselho deverá encaminhar uma proposição à Secretaria Municipal de Segurança Pública para que seja contratada uma empresa de consultoria para realizar o trabalho de assessoria e planejamento na área urbana, especificamente para qualificar o trânsito da cidade.
Eder reforçou a importância da temática, justamente pela falta de planejamento para futuras obras no setor. “Sabemos que o problema de mobilidade urbana será um dos gargalos já nos próximos anos e que várias obras importantes já estão atrasadas. Esperamos poder contribuir para que obras saiam do papel o quanto antes mantendo a qualidade de vida para moradores e turistas”, opinou.
Debatin categoriza que entre os serviços da consultoria, deverão constar projetos de sinalização viária, estudo do fluxo de trânsito, cruzamentos em conflitos, análise sobre redutores de velocidade, implantação e padronização de rótulas e canteiros centrais, delimitação de vagas de estacionamento, espaços de acessibilidade, implantação de Programa de Educação para o Trânsito nas escolas, entre outros.
A primeira diretoria tem mandato de 2 anos e ficará responsável por atuar de maneira consultiva, propositiva, fiscalizadora e vai assessorar a Prefeitura em relação ao trânsito, transportes, mobilidade e acessibilidade. O Comob tem atuação como órgão de controle social da gestão das políticas de mobilidade urbana, com participação do poder público e da sociedade civil organizada, pautando suas decisões na democratização da gestão do trânsito e dos transportes no município.
O prefeito, Tiago Baltt (MDB), reforça que os membros “têm como objetivo encontrar soluções mais justas e equilibradas através de um Comitê, para conciliação das condições de aplicabilidade às políticas públicas referentes a mobilidade urbana, melhorando, assim, a oferta, a escolha e, consequentemente, a boa qualidade dos serviços prestados à população”.
“O Comob passa a ser responsável pela discussão de tudo que envolve a mobilidade urbana de Balneário Piçarras, possuindo importantes atribuições, tais como a orientação e fiscalização da regulamentação das vias e calçadas quanto à mobilidade urbana e a acessibilidade de pedestres e condutores, bem como a proposição de medidas para o aperfeiçoamento da legislação local de trânsito”, finaliza Debatin.
INTEGRANTES DO COMOB
Secretaria de Segurança Pública
– Paulo Debatin
– Mateus da Silva
– Mariana Takada
Secretaria da Fazenda
– Ana Carvalho
Diretoria de Patrimônio
– Laércio Esequiel Pezzatto
Secretaria de Planejamento Urbano
– Rodrigo Morimoto
– Marco Antônio Santana
Secretaria de Obras
– Orli Carlos Ferreira Júnior
– Raphael Staack Michel
Polícia Militar
– João Gabriel de Moura Iglesias
Setor empresarial da indústria, comércio e serviços
– James José Ramos
– Jamile Fengler Dietterle
– Eder Ailton Pereira
– Jean Carlos Moreira
– Luiz Eduardo Bolda Martins
– Juliana Cristine Schwarz Boiani
OAB
– Osny de Borba Júnior
– Samantha de Andrade
Bombeiros
– Germano Elias Casagrande
Conseg 153
– José Roberto Rosa
– Renate Ariolli
– Cássio Rettor