27 C
Piçarras
sexta-feira 9 de maio de 2025


Porto Park Balneário Piçarras tem lançamento confirmado para o dia 8

"Será o lançamento da pedra fundamental, com apresentação para sociedade e comunicar a posse, praticamente, de todas as aprovações do projeto e licenças para o início das obras"

Ouça a Matéria

Ocorre no próximo dia 8, às 19h30, no auditório do Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, a cerimônia de lançamento da primeira Instalação Portuária para o Turismo no Brasil (IPTUR) que deve ser construído junto ao Molhe Joaquim Pires (Barra Sul). Batizada por Porto Park Balneário Piçarras, o ato representa a pedra fundamental do empreendimento que pode ter sua implantação iniciada no primeiro semestre do próximo ano.

“O lançamento marca o momento mais importante, desde a primeira ideia e desenvolvimento do projeto. Será o lançamento da pedra fundamental, com apresentação para sociedade e comunicar a posse, praticamente, de todas as aprovações do projeto e licenças para o início das obras, requisito fundamental para também viabilizar a participação de Fundos de Investimentos e garantir o aporte financeiro”, detalha o arquiteto e urbanista idealizador do projeto, Renato Kfuri, CEO da ARKTEMÁTICA.

O profissional ressalta que em relação ao Master Plan inicial, apresentado em maio deste ano, “até o momento, não houve nenhuma alteração de conceito geral. Tivemos apenas o acréscimo de mais atividades de lazer, um auditório e previsão de espaços para presença de órgãos oficiais no local”. Serão trezentos metros de comprimento iniciados a partir do final da atual estrutura – onde estão previstos espaço para parque de diversão, setor gastronômico e comercial, espaço para shows e vagas molhadas para embarcações.

Na estrutura, com cerca de 25 metros de largura, também está prevista a construção de uma plataforma de embarque e desembarque para transporte marítimo. A empresa Flomar Navegação Ltda é que encabeça o projeto, que ultrapassará investimentos na ordem de R$ 90 milhões – subsidiados por investidores da iniciativa privada. A previsão é iniciar obras no primeiro semestre de 2023, prevendo seu término e inauguração para o final de 2024. “Estamos de posse, praticamente, de todas as aprovações do projeto e licenças para o início das obras, inclusive a licença do meio ambiente estadual”, reforça Kfuri.

“Neste momento, Balneário Piçarras nunca esteve diante e nem tão próxima de uma real oportunidade como esta para se posicionar no topo do mercado turístico”, encerra Kfuri. Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Piçarras, Lávio Dalfovo, o projeto “é a chave para um novo turismo em Balneário Piçarras. Um projeto que nos coloca em igualdade aos principais destinos turísticos do país. Esse é o primeiro empreendimento do gênero em toda América Latina. Será o nosso diferencial”.

EXTRAS

JC – Para o senhor, o que significa desenvolver o conceito desse projeto? O que ele representa para o futuro da cidade?

Renato Kfuri: O Porto Park é único no gênero na América Latina e a 1º Instalação Portuária para o Turismo do Brasil. EUA e Europa têm algo similar, cada um com características próprias, seguindo costumes e cultura de cada país. Para mim e nossa empresa, ARKTEMÁTICA, é um orgulho e satisfação por termos realizado o Master Plan estarmos desenvolvendo os detalhes do projeto Porto Park.

Somos especializados no setor do entretenimento e com nossa experiência realizamos diversos empreendimentos e conceitos de sucesso. Mas neste setor cada projeto é único e tivemos mais esta missão desafiadora, num espaço sobre o oceano, criar um conjunto de elementos e atividades com grande potencial de atratividade, ao mesmo tempo garantir a viabilidade física/financeira, para se tornar realidade.

Estes projetos, normalmente, são ancoras para o setor turístico e seu maior sucesso é quando se diferenciam de tudo que já existe, fazendo as pessoas saírem do seu cotidiano e viverem uma nova experiencia.

O Porto Park é um empreendimento ímpar, considerando sua implantação sobre o mar, seguido de um equilíbrio harmônico entre atividades de lazer, gastronômicas, comerciais e o Terminal de Passageiros, preparado para receber pessoas do mundo todo.

Temos um mix de atrações, brinquedos, equipamentos de última geração e tradicionais, que contemplam todas as idades, envolvidos por espaços e edificações com visuais exclusivos, restaurantes e lojas temáticas, inspiradas no fantástico mundo dos oceanos e na cultura local.

Também é importante destacar mais uma vez a questão funcional e estratégica por ser a 1º Instalação Portuária para o Turismo do Brasil, que aliada a estrutura temática de lazer, podemos batizar este conceito como Parque Temático Portuário.

Neste momento, Balneário Piçarras nunca esteve diante e nem tão próxima de uma real oportunidade como esta para se posicionar no topo do mercado turístico.

Por ser algo grandioso e inédito, é normal que alguns ainda não acreditem, mas isto aconteceu em diversos casos como, o Beto Carreto World, Disney, entre outros. Quando começarmos receber transatlânticos, e desembarque de turistas com alto poder aquisitivo, beneficiando a cidade e toda região, alguns destes lembrarão que poderiam ter colaborado mais com esta ideia.

O Porto Park será o fator extraordinário, que ao mesmo tempo agrega valor e nos colocará numa posição com importante diferencial, comparado a todas outras cidades de praia, mesmo onde ocorreu ou está ocorrendo o fenômeno do “boom” imobiliário.

A história não será a mesma, Balneário Piçarras será marcada por dois momentos, antes e o depois do Porto Park, consolidando como cidade turística a nível nacional e internacional.

2 COMENTÁRIOS

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fabio
Fabio
2 anos atrás

As opiniões acima são de profissionais, que nada sabem sobre turismo sustentável….Arquiteto e secretário…o que podem opinar sobre desenvolvimento de cidades turísticas???Alguém tá analisando os pontos negativos desta peripécia?

Marcos Milanez
Marcos Milanez
2 anos atrás

Como em qualquer empreendimento, vai aparecer os “ECOCHATOS “ , que a depender deles voltaríamos a lavar roupa na tábua e o deslocamento a cavalo .

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você