27 C
Piçarras
sexta-feira 9 de maio de 2025


Porto Park Balneário Piçarras tem seu lançamento concretizado: “estamos licenciados”

Com previsão de investimentos na ordem de R$ 150 milhões – financiados por investidores – o projeto possui todos os avais permissos e a Licença Ambiental Prévia concedida pelo IMA

(Foto, Felipe Franco)
Ouça a Matéria

“Se tudo correr bem, no primeiro semestre do ano que vem iniciamos as obras. Chamamos vocês aqui, hoje, para mostrar que estamos licenciados para começar”, disse o empresário Aldo Maciel, da empresa Flomar Transporte Aquaviários, idealizadora do projeto Porto Park Balneário Piçarras. Oficialmente chamado por Instalação Portuária para o Turismo no Brasil (IPTUR), ele foi oficialmente apresentado à sociedade na noite de quinta-feira, 8, no auditório do Museu Oceanográfico e será a primeira estrutura desse gênero na América Latina.

Com previsão de investimentos na ordem de R$ 150 milhões – financiados por investidores – o projeto possui todos os avais permissos e a Licença Ambiental Prévia concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), caminhando com estudos para liberação do documento final. O projeto será desenvolvido no Molhe Joaquim Pires (Barra Sul), com base na produção da empresa ARKTEMÁTICA, do arquiteto e urbanista idealizador do projeto, Renato Kfuri. No evento, ele detalhou a proposta.

“O grande diferencial é com toda certeza ter uma atração. Vamos partir para um lado muito mais turístico. […] Vai beneficiar a região toda, não só Balneário Piçarras. O estado todo ganha com esse projeto”, afirmou Kfuri. Serão 360 metros de píer ao final do Molhe (com 25 metros de largura) para lojas, gastronomia, parque de diversão, vagas molhadas para embarcações e uma plataforma de embarque e desembarque para transporte marítimo intermunicipal e de recepção para passageiros de cruzeiros.

O parlamento piçarrense, Marco Antônio Pedroso (MDB), que tem articulado a vinda da empresa idealizadora para cidade, também discursou durante a apresentação do projeto. Para ele, o Porto Park Balneário Piçarras é “um momento que pode ser definido como um divisor de águas para o município. Estamos em recorde na obtenção de todas as licenças e em breve as obras irão iniciar”. Caso as projeções de as obras iniciarem no primeiro semestre de 2023, a Flomar crê no término até final de 2024.

Em recente entrevista ao Jornal do Comércio, Kfuri disse que “neste momento, Balneário Piçarras nunca esteve diante e nem tão próxima de uma real oportunidade como esta para se posicionar no topo do mercado turístico”, encerra Kfuri. Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Piçarras, Lávio Dalfovo, o projeto “é a chave para um novo turismo em Balneário Piçarras. Um projeto que nos coloca em igualdade aos principais destinos turísticos do país. Esse é o primeiro empreendimento do gênero em toda América Latina. Será o nosso diferencial”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você