Barra Velha tem dado enfoque a trabalhos relacionados a análise da qualidade da água e desenvolvimento de projetos ambientais para a Praia do Cerro, localizada em Itajuba. Os esforços, iniciados em março do ano passado, visam a conquista da primeira temporada de certificação do Programa Bandeira Azul. Segundo resultados apresentados pelo Governo Municipal, a cidade está próxima de entrar para a lista de locais com praias detentoras do selo ambiental.
Atualmente, são realizados trabalhos para conscientizar a população quanto a ligações de esgoto irregulares, enquanto o município investe na criação de projetos ambientais. “Além disso, também há o investimento nas análises de água, que devem ser constantes ao longo de todo o ano, junto de outras necessidades, como banheiros no local e boa infraestrutura nos postos guarda-vidas. O próximo passo é em torno dos acessos e da delimitação de área de restinga e de passeio. Este é um trabalho que já está sendo projetado e será finalizado em breve”, afirma o presidente da Fundação de Turismo, Cultura e Esporte (Fumtec), Pierre Costa.
Desde março de 2021, a Praia do Cerro passa por análises laboratoriais para averiguar a qualidade da água do local. A balneabilidade é um critério indispensável para garantir a certificação concedida voluntariamente por um júri nacional. A normativa é aliada a ações de inclusão, sustentabilidade e segurança, além da formação de um comitê gestor que visa a participação da gestão municipal, empreendedores locais e habitantes. Resultados positivos permitiram a inclusão da praia na fase piloto do programa em setembro, quando os primeiros esforços da localidade para atender às exigências da certificação ambiental podem ser analisados em um período de até dois anos.
Análises técnicas realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) corroboram para a aquisição da certificação, caso mantenha bons resultados de balneabilidade. “Na temporada de verão tivemos uma grande experiência, mensurando demanda e, principalmente, confirmando por análises laboratoriais, de que a Praia do Cerro possui uma balneabilidade invejável”, destaca Pierre Costa.
A expectativa é oficializar a certificação e hastear a Bandeira Azul na temporada de verão 2022/2023 por meio do cumprimento de um cronograma estabelecido para alcançar esse objetivo. “Tornar a Praia do Cerro certificada Bandeira Azul é algo que está muito próximo, principalmente, pela união da comunidade e do poder público em prol deste feito. Será marcado o início de uma nova fase para o turismo barra-velhense”, encerra Pierre.