17.1 C
Piçarras
domingo 14 de julho de 2024


Tenente Bruna Deschamps assume o comando do Bombeiro Militar de Balneário Piçarras

Ela é a primeira mulher a assumir o comando do Pelotão, que foi instituído na cidade em dezembro de 2011

(FOTO, FELIPE FRANCO | JC)
Ouça a Matéria

Pela primeira na história, o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina de Balneário Piçarras está sob o comando de uma mulher. No último dia 1º de agosto, a 1º Tenente Bruna Deschamps Gelsleichter tomou posse como comandante. Ela já tem uma missão: construir o quartel próprio da principal corporação de salvamento da cidade.

“Quando cheguei aqui a primeira situação que me foi passada é a construção do quartel. Já está em andamento este projeto, um projeto que já foi sonhado por outros comandantes e que estávamos economizando os recursos. Agora, já temos os recursos em caixa, a licitação já aconteceu. Se tudo der certo, no mês que vem iniciamos as obras”, adiantou a Tenente Deschamps.

“Se tudo der certo, no mês que vem iniciamos as obras” (FOTO, FELIPE FRANCO | JC)

O quartel será construído em um terreno – cedido pelo Governo Municipal, em 2017 – com saída facilitada para o Rio Piçarras, na Rua 559 (Aurélio Solano de Macedo) e contará com projeto moderno. A obra terá um custo de R$ 2,2 milhões, confirmou a Tenente, que tem passagens pela corporação de Xanxerê e Brusque, onde esteve no comando por um curto período de tempo.

Agora, em Balneário Piçarras, ela observa com “novos desafios. Fico feliz com a confiança depositada em mim […] Temos uma Operação Veraneio pela frente, a construção do quartel, um curso de bombeiros comunitário”. Hoje, são 18 bombeiros militares, com quatro mulheres. Há também um plantel de 28 bombeiros comunitários ativos.

A questão de manutenção dos postos guarda-vidas ao longo da orla também é uma prioridade na pauta de trabalho da Tenente, que é natural da capital, e tem conhecimento pleno da importância dos guarda-vidas para uma temporada de verão mais segura. Os Bombeiros Militares se instalaram em Balneário Piçarras em dezembro de 2011.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você