30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Tié-sangue vence eleição para Ave Símbolo de Balneário Piçarras

No pleito ambiental, o Tié-sangue disputou voto a voto com o Tangará, que recebeu 1.037 votos, “Uma eleição bem disputada”, brincou bióloga integrante do projeto

(Foto: Biodiversidade-Brasileira)
Ouça a Matéria

Foi revelado nesta quarta-feira, 5, o resultado da votação que definiu a Ave Símbolo de Balneário Piçarras. Com 1.065 votos recebidos, o Tié-sangue foi o mais votado e agora terá o título oficializado por meio de Decreto Municipal. Um total de 3.708 pessoas votaram no processo, que tinha ainda o Tangará (áreas de Floresta), a Fragata ou Tesourão (das ilhas e praia), a Maria-da-restinga (da Restinga), e o Pica-pau-branco (da área urbana) como candidatos.

“É uma ave também símbolo do Mata Atlântica e considerada uma das mais bonitas do mundo, pelo seu colorido”

PATRÍCIA CUADRADO

“É uma ave que antes era muito encontrada em Balneário Piçarras. Hoje, é mais difícil encontrar ela. Como todas as aves, é mais fácil do amanhecer ou no final da tarde. É uma ave também símbolo do Mata Atlântica e considerada uma das mais bonitas do mundo, pelo seu colorido”, explica a bióloga da Associação de Defesa do Meio Ambiente SelvAge Mata Atlântica, Patrícia Cuadrado, pontuando ainda que a espécie tem as regiões ribeirinhas como habitat.

A bióloga adianta que agora “a ideia é fazer projetos que possam trazer mais a sua preservação e conseguir ter um avistamento maior”, acrescenta Patrícia. A espécie também é conhecida por Tingê, sangue-de-boi, tiê-fogo, chau-baêta, japiranga e tapiranga e no pleito ambiental disputou voto a voto com o Tangará, que recebeu 1.037 votos. “Uma eleição bem disputada”, brincou Patrícia.

O Projeto Ave Símbolo de Balneário Piçarras foi promovido pela Associação, Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) e Secretaria de Educação. “O Projeto Ave Símbolo de Balneário Piçarras visa envolver a comunidade na preservação do Meio Ambiente, uma vez que tendo maior conhecimento da nossa fauna há maior engajamento social para proteção. Dessa maneira, a população torna-se aliada na causa ambiental.”, comenta a presidente do IMP, Rosemari Bona.

AVE SÍMBOLO

A bióloga da ONG pontua ainda que “uma ave símbolo é agregada aos símbolos oficiais do município. Mais do que criar uma identidade, conecta a população com o meio ambiente, por meio de um exemplo, nativo, conhecido e reconhecível. Vários países têm sua ave símbolo oficializada, bem como unidades da federação e também diversos municípios brasileiros”, finaliza.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você