29 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Três praias de Penha serão certificadas pelo programa Bandeira Azul

Bacia da Vovó, a Praia da Saudade e a Praia Grande terão o hasteamento da bandeira nesta temporada de verão 22/23

Ouça a Matéria

O júri internacional do Programa Bandeira Azul confirmou nesta terça-feira, 4, que Penha manteve três de suas praias na certificação internacional de qualidade ambiental para a temporada 2022/2023. Bacia da Vovó, a Praia da Saudade e a Praia Grande terão o hasteamento da bandeira, mantendo Penha com o simbólico título de cidade com o maior número de certificações do planeta.

O Governo Municipal tem até dia 15 de dezembro para realizar o hasteamento. A data ainda será definida. “As recertificações do Bandeira Azul fortalecem Penha como um recanto natural, um destino turístico para ser apreciado com intensidade e vigor”, define o secretário de Turismo, Cleber Neumann. Enquanto a Praia Grande está em sua terceira certificação, Bacia da Vovó e Praia da Saudade chegam à segunda – todas de forma consecutiva.

As bandeiras serão entregues ao Governo Municipal no dia 11 de novembro, durante cerimônia de lançamento do programa. Ela ocorre em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. “Essas conquistas representam a continuidade de um trabalho voltado a propagar nossa cidade para o mundo. Além de estimular o turismo, coloca em cenário nossas belezas naturais que estão cada vez mais voltadas ao turismo de experiência”, acrescenta Cleber.

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

MAIS TRÊS EM FASE PILOTO

Mais três praias de Penha possuem o aval ambiental para lapidação de estruturas de aporte para o credenciamento no Programa Bandeira Azul. A coordenação nacional emitiu parecer favorável às praias Vermelha, Poá e Paciência, recomendando ainda a adoção de medidas e estudos para a bandeira, que agora estão na fase piloto.

BACIA DA VOVÓ

Vizinha da Praia da Saudade e Praia da Lola, a praia Bacia da Vovó, chamada assim por ser quase uma piscina natural, adequadíssima para crianças e idosos que procuram um mar em geral calmo.  A Praia Bacia da Vovó fica no que é chamado de “centro” de Penha, ao norte da cidade, com fácil acesso tanto de bike quanto de carro que conta com local para estacionamento.

PRAIA DA SAUDADE

O nome já diz tudo: é impossível não ficar com saudade depois que se visita uma das mais bonitas praias de Penha, com seu mar em geral calmo, pórem às vezes revolto. Muitos a chamam de “Praia Aristocrática”, devido aos majestosos casarões em toda a sua extensão, onde árvores e ruas pavimentadas com lajotas reproduzem um cenário bucólico e acolhedor. A Praia da Saudade tem penedos e reentrâncias que a dividem em outras três pequenas praias: a Bacia da Vovó, chamada assim por ser quase uma piscina natural, adequadíssima para crianças e idosos; a Praia da Lola ou do Meio; e a Prainha. A Praia da Saudade fica no que é chamado de “centro” de Penha, ao norte da cidade, com fácil acesso e local para estacionamento.

PRAIA GRANDE

Praia de grande extensão e tranquilidade, é considerada um dos refúgios da cidade. É uma boa opção para os que buscam um lugar tranquilo para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, mas o restante do ano fica praticamente deserta. Alguns moradores e pescadores frequentam o lugar na baixa temporada. Conta com uma boa faixa de areia dourada e grossa, o mar é levemente agitado, com pequenas ondas. De cor azul, é muito propício para o banho, e para o surf, dependendo das condições do mar.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você