Desde que nasceu, a Turma do SiriZinho não parou de se aventurar pelo lúdico mundo criado pelo escritor Paulo Santos – que tem o aporte diretor dos profissionais Jimi Silva (ilustrador) e Beto Ribas (cantor). Desde a primeira obra lapidada no período de pandemia mundial, quando a turma toda foi apresentada através de livro para o público infantil, SiriZinho vem ganhando mais experiências e já caminha para sua terceira obra.
A Turma do SiriZinho em: conhecendo um navio de produção de Petróleo deve ser lançada em janeiro. A obra vai em gratidão aos amigos de Paulo, que atuam em empresas petrolíferas da costa carioca e que auxiliaram com aporte financeiro na primeira obra. A Turma do SiriZinho em: visitando a prima Ararita no Zoo de Pomerode foi a segunda produção de Paulo, Jimi e Beto. Suas obras estão disponíveis para aquisição CLICANDO AQUI.
“Para a execução do nosso primeiro livro, fizemos uma vaquinha on-line entre amigos e a maioria dos nossos amigos que trabalham conosco no mundo Offshore nos ajudaram. para mostrar nossa gratidão, vamos lançar em janeiro de 2023 o nosso terceiro livro: A Turma do SiriZinho em conhecendo um navio de produção de Petróleo. Uma linda obra que conta um pouco de nossa vida a bordo, produzindo petróleo, cuidando do meio ambiente ao redor das unidades e, nessa edição, alguns amigos foram transformados em personagens. Um projeto muito legal”, antecipa Paulo.
Segundo Paulo, seus personagens levam educação ambiental para as crianças, mas também oferecem um perfil musical, criadas por Beto Ribas. “Essas músicas sempre vem acompanhando nossas aventuras, e ainda um leque de produtos que estão em projetos diversos, pois o público-alvo da turma é exigente e gosta muito de novidades”, conta. SiriZinho viaja pelos três habitats: Água, Ar e Terra.
O escritor explica que o animalzinho está “vivendo o melhor dia de sua vida, fazendo muitos amigos, conhecendo Tutuba, Garcilda, Tuca, Captur, Felix, Bingo e o terrível Fragaton. Juntos, eles irão viver grandes aventuras”. A quarta e quinta obra também já estão escritas. Irão falar sobre os 300 anos de Penha e também sobre uma aventura ao Rio de Janeiro: “A Turma do SiriZinho em: visitando os primos Cariocas”.
INSPIRAÇÃO NA NATUREZA, LEGADO PARA FAMÍLIA
Paulo conta que a Turma do SiriZinho nasceu de sua análise ao meio ambiente ao longo da pandemia de coronavírus: “Durante a pandemia, percebi através de reportagens que os animais estavam ‘pegando’ o que era deles antigamente, seja um tubarão que se aproximou de uma praia, uma família de capivaras que invadiu uma praça, enfim, alguma coisa estava melhor para os animais pois o bicho homem estava preso dentro de casa”.
Mas, a base familiar foi o combustível para tirar o projeto do papel. Quase como um legado, uma herança à família Santos. “Em 20 de outubro de 2020, no dia em que completei 45 anos, fiz uma autoanálise e refleti o que havia feito até ali e o que deixaria para meus filhos dali adiante. Os meus 3 filhos pequenos, José (10), Ana (8) e Samuell (7) me inspiraram a escrever para crianças”, acrescentou.
“Daí me inspirei em criar essa Turma. Precisava de um personagem central, um herói, daí nasceu o SiriZinho, uma junção do Siri, muito comum em nossa região litorânea, com o meu apelido de criança que é Zinho”, acrescentou Paulo, que morou até os 24 anos em Armação, na cidade de Penha, e hoje, aos 45, está em Navegantes – com a família, os cinco filhos e a esposa.
Com a quarta e quinta obras já no forno literário, Paulo antecipa que já trabalha mentalmente para abordar outras importantes temáticas com a Turma. “Vamos tratar vários temas como o abandono de cães e gatos nas ruas, poluição da Baia da Guanabara, pontos Turísticos e Paz nos Estádios…”, aidants.
AMIZADES DERAM VIDA AO PEQUENO SIRI
Com a proposta em mente, Paulo contou com o apoio profissional de amigos para colocar o projeto no papel e no mundo virtual. “Quando escrevi o livro, no dia de meu aniversário, entrei em contato com um amigo que trabalha em minha empresa. Eu sabia que ele desenhava muito bem, mostrei o projeto do livro para ele e ele comprou a ideia. De imediato,ele começou a criar os personagens de acordo com as características que eu lhe passei ele é o Jimi Silva, hoje um Ilustrador profissional de Macaé (RJ).
Para os fins musicais e alcance nas redes de vídeo, “a editora me aconselhou unir literatura com música. Onde trabalho, em um navio de produção de petróleo, tem um amigo que nos diverte nas noites de pizzas a bordo: Beto Ribas, cantor e compositor. Mostrei o projeto pra ele. Logo já compôs a nossa primeira música”, encerra Paulo. Clique aqui para acessa o canal da Turma do SiriZinho no YouTube.
Gratidão meu caro , linda matéria 🙏🏻🙏🏻🙏🏻