21.1 C
Piçarras
domingo 10 de dezembro de 2023


Viva essa descoberta! Barra Velha lança nova marca-cidade

“A gente entrega a vida para administrar, para mudar positivamente a vidas as pessoas e criar uma nova história para uma cidade, e esse é o tempero que vai fazer a história mudar”

(Foto, Felipe Franco)
Ouça a matéria

Barra Velha. Viva essa descoberta! Este é o conceito central da nova marca barra-velhense, produzida pelo Sebrae – dentro do programa Cidade Empreendedora – e revelada na noite de terça-feira, 6. O place branding da cidade busca fomentar o sentimento de valorização e pertencimento dentro de uma vertente que zela por atributos culturais e naturais, mas sem deixar de prospectar o crescimento econômico.

Manual de utilização será disponibilizada à sociedade e empresários

A consultora do Sebrae, Gisella Simões de Almeida, explanou que a consolidação da nova marca-cidade resultará de um constante trabalho de médio a longo prazo (5 a 7 anos), por estratégias do poder público, iniciativa privada e orgulho social. “Não estamos falando de um projeto de curto prazo. Demanda residências, frequência e continuação […] A população precisa ser a embaixadora do projeto”, afirmou.

Em intenso e sincero discurso, que lhe é característico, o prefeito Douglas Elias da Costa (PL), recordou de sua história na cidade e analisou a nova marca-cidade como um grande passo para divulgação sólida de Barra Velha. “A gente entrega a vida para administrar, para mudar positivamente a vidas as pessoas e criar uma nova história para uma cidade, e esse é o tempero que vai fazer a história mudar”, pontuou.

“Criar uma nova história”, definiu Douglas (Foto, Felipe Franco)

“Um novo momento que a cidade vem vivendo. Na economia e no turismo, com um volume de investimentos que irão mudar o futuro de Barra Velha. Essa nova marca vem para engrandecer e coroar todo esse novo desenvolvimento”, definiu o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha (FUMTEC), Pierre Costa. Valores como a cultura açoriana, o privilégio, vontade de crescer e vocação logística são a base da nova marca.

Atributos como beleza, natureza, singularidade, história, localização, festividades e desenvolvimento econômico também embasaram a produção da marca-cidade, produzida ao longo de um ano em parceria com poder público e sociedade civil organizada. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SEDES), Aldair Lenz Correia Nizer, prospecta que a “a marca representa aumento econômico ao município”.

O Place Branding de Barra Velha, ou apenas marca-cidade, possui um manual de utilização – que será disponibilizada à sociedade e empresários, que poderão utilizar o conceito dentro de suas peças publicitárias. “Como resultado desse projeto, a cidade tem agora uma marca que vai identificar e valorizar o morador da cidade e fazer seus visitantes a levarem no coração e na memória”, finaliza Pierre.

O Place Branding ou a marca de um lugar é um termo baseado na ideia de que uma cidade, uma determinada região, enfim, qualquer lugar, pode se tornar uma marca diante das conexões criadas através da experiência vivida naquele ambiente. As cores usadas para a de Barra Velha mesclam entre o amarelo, laranja, vermelho e azul, buscando despertar sentimentos variados – de acordo com a necessidade da mensagem almejada.

Uma nova conta no Instagram também foi criada para estimular o uso e o sentimento pela marca-cidade: @descubrabarravelha.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você