21.1 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


2,5 toneladas de coco são trituradas no Centro de Compostagem de Balneário Piçarras

Equipamento foi doado pela Rôgga ao Instituto de Meio Ambiente de Balneário Piçarras -

Ouça a Matéria

Um total de 2,5 toneladas de coco foram retirados da praia de Balneário Piçarras ao longo da última temporada de verão. Os números foram divulgados na última semana, em relatório de trabalho da Central de Compostagem – mantida pela Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), dentro do programa Recicla Aí.

“Nossa parceria tirou 2,5 toneladas de lixo da praia”, resume mensagem enviada pelo IMP à direção da Rôgga Empreendimentos, que no ano passado aportou cerca de R$ 8 mil para a aquisição de um triturador específico para as cascas de coco, que foi incluso no projeto de ambiental da municipalidade.

“Nossa parceria tirou 2,5 toneladas de lixo da praia”

“Nesta temporada coletamos um total de 2,5 toneladas de cascas de coco verde da praia. Trituramos e incorporamos o resíduo no adubo que produzimos na Unidade de Compostagem. Para a próxima temporada, haverá mais contentores de coco, e esse número com certeza vai em torno de 10 vezes maior”, informa o IMP.

“Representa o elevado potencial do benefício ambiental gerado pelo triturador de cascas de coco doado ao IMP”, analisa a Rôgga Empreendimentos. Na temporada de verão, o coco é muito consumido nas cidades litorâneas, ocasionando um grande volume de lixo. A doação do triturador teve por objetivo promover reciclagem e uma solução sustentável para o rejeito do coco verde, mitigando, por exemplo a emissão de gases que geram o efeito estufa.


O reaproveitamento também reduz o custo de transporte de lixo e a destinação final, contribuindo para ampliar a vida útil dos aterros. A iniciativa, que fez parte das ações do Comitê Gestor do Bandeira Azul de Balneário Piçarras, proporciona para a cidade uma nova maneira de reaproveitar resíduos de maneira sustentável. O rejeito, antes jogado em aterros, agora pode ser em diferentes atividades, como a jardinagem, por exemplo.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você