20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


25º Festival de Música de Itajaí começa nesta sexta-feira, 1º de setembro

Ouça a Matéria

Começa nesta sexta-feira, 1º de setembro, a 25ª edição do Festival de Música de Itajaí. Ele contará com 27 oficinas e mais de 20 atrações, entre shows e apresentações itinerantes totalmente gratuitas – até dia 8. Encontros entre artistas da região e artistas convidados da cena nacional também marcarão esta edição histórica do festival, que apresentará ainda um documentário e o show “Festival 25 anos”.

Considerado uma das maiores e mais tradicionais mostras musicais do Brasil, o Festival de Música de Itajaí busca contemplar a formação e a qualificação dos músicos participantes. Os palcos do festival homenagearão artistas que se apresentaram e deixaram sua marca no evento. Nesta edição, os destaques serão as cantoras Gal Costa e Leny Andrade e o maestro Marcos Leite.

Gilberto Gil se apresenta dia 6, às 20h30

Na Praça da Igreja Matriz estará o Palco Gal Costa (1945-2022). Já a Praça Arno Bauer, localizada entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico, contará com o Palco Marcos Leite (1953-2002). No pátio interno da Casa da Cultura será montado o Palco Leny Andrade (1943-2023), onde acontece a “Hora da Sineta” nos intervalos das oficinas.

Durante o dia, ocorrerão as oficinas de formação musical para estudantes, profissionais da música e interessados nos temas. Ao final da tarde e noite, acontecem os shows. Estão confirmados artistas de renome, como Gilberto Gil, Chico César, Ordinarius, Camerata Florianópolis, entre outros. Após as apresentações, a programação se estende com rodas de choro e as tradicionais jam sessions, em dias alternados, no Centro de Cultura Popular – Mercado Público. A programação conta com bandas base e abertura para participações nas famosas “canjas” e “improvisos musicais”.

“O Festival continua sendo a coisa fantástica e grande que sempre foi. Mas, neste ano em especial, completamos um quarto de século de história, são 25 anos trazendo essa gama imensa de conhecimento musical e interação entre músicos do Brasil inteiro. Houve um desabrochamento da música, dos artistas, dos trabalhos locais. Tudo isso, essa dinâmica e o contexto que se formou, o Festival trouxe para nossa cidade, para toda a região e para o nosso estado de Santa Catarina”, afirma Arnou de Melo, coordenador geral do Festival de Música.

O Festival de Música de Itajaí é uma realização do Município e da Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Câmara Setorial de Música de Itajaí.

Confira a programação do 25º Festival de Música de Itajaí:

01/09 (sexta-feira)

20h – Show “Do Avesso” de Elisa Cordeiro – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

02/09 (sábado)

18h30 – Confluência – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

20h30 – Camerata Florianópolis – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras

03/09 (domingo)

18h30 – Bárbara Damásio convida João Cavalcanti e Daniel Fagundes – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

20h30 – Chico César – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras

22h – Roda de Choro – Mercado Público

04/09 (segunda-feira)

18h30 – Exibição do documentário sobre Arnou de Melo e Show da Banda Itajazz convida Arismar do Espírito Santo e Gabriel Grossi – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

20h30 – Ordinarius – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras

22h – Jam Session – Mercado Público

05/09 (terça-feira)

18h30 – Banda do Conservatório convida Pau Brasil – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

20h30 – Orquestra Brasileira apresenta Mulheres do Samba – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras

22h – Roda de Choro – Mercado Público

06/09 (quarta-feira)

18h30 – Ricardo Pauletti Trio convida Rogério Caetano e Cristóvão Bastos – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

20h30 – Gilberto Gil – Centreventos – Acessibilidade em libras

22h – Jam Session – Mercado Público

07/09 (quinta-feira)

18h30 – Willian Goe e Choro Jazz Trio convidam Luiz Meira – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

20h30 – Exibição de documentário e Show Festival 25 anos – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras

22h – Roda de Choro – Mercado Público

08/09 (sexta-feira)

13h30 – Apresentações de encerramento das oficinas – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

20h – Jam Session – Mercado Público

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você