23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Aeroporto de Navegantes terá novo terminal de embarque e desembarque

“Uma obra que vai mexer com a economia de Navegantes e de toda a região”, afirmou o governador, que inicialmente anunciou a obra da segunda pista - mas retificou a informação

Foto, Felipe Franco
Ouça a Matéria

O aeroporto de Navegantes terá um novo terminal de passageiros e novos pátios de aeronaves – além de outras intervenções estruturais. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 25, pelo Governo do Estado de Santa Catarina após ciclo de reuniões com a concessionária que administra o terminal, a CCR Aeroportos – que detalhou aos gestores o projeto de modernização. Inicialmente, Jorginho Mello (PL) confirmou a obra da segunda pista, mas retificou a informação.

LEIA TAMBÉM: Aeroporto Internacional de Navegantes recolhe quase R$ 1 milhão em ISSQN à Prefeitura

“Uma obra que vai mexer com a economia de Navegantes e de toda a região. Recebi com muita alegria a notícia da empresa CCR, vamos atender ao apelo das lideranças políticas” disse o governador, em nota oficial. O projeto de modernização foi detalhado ao Governo do Estado pela CCR Aeroportos durante ampla reunião na Agronômica, no início deste mês.

“Construir o novo terminal mantendo o traçado original do Plano Diretor do Município, onde há o espaço para que uma segunda pista seja viabilizada futuramente, caso necessário”

CCR AEROPORTOS

Em nota à reportagem, a CCR Aeroportos reforçou que “vai construir o novo terminal mantendo o traçado original do Plano Diretor do Município, onde há o espaço para que uma segunda pista seja viabilizada futuramente, caso necessário”

Desde que assumiu a gestão, a CCR Aeroporto tem realizado melhorias na requalificação de infraestrutura e ampliado a malha aérea com novas rotas e destinos em parcerias com as companhias aéreas. A concessionária refina nesse momento, o projeto que prevê a construção de um novo terminal de passageiros, com mais opções para alimentação, e varejo e novas pontes de embarque de passageiros, em um investimento de R$ 300 milhões.

“Nosso objetivo vai além de oferecer um aeroporto moderno e funcional. Estamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. Através desse projeto, buscamos fortalecer a conectividade aérea da região, impulsionar o turismo e o comércio, além de fomentar a geração de empregos e oportunidades para a população local”, comenta o CEO da CCR Aeroportos, Fábio Russo.

Atual pista do aeroporto tem 1.700 metros – Foto, Felipe Franco / JC

SEGUNDA PISTA AINDA EM DISCUSSÃO

A concessionária que administra o Aeroporto de Navegantes confirmou, ainda, que será mantido o traçado original para uma futura segunda pista, em sintonia com o Plano Diretor do Município de Navegantes. A empresa deu uma sinalização positiva para a obra da segunda pista, mas ainda vai precisar da readequação do contrato de concessão junto ao Governo Federal para iniciar com os investimentos.

“O governador vai buscar acelerar essa questão com o Ministério de Portos e Aeroportos”, informou a assessoria de imprensa do Governo do Estado ao Jornal do Comércio. Por conta de “um mal-entendido entre a empresa e o governo”, o governador chegou a publicar um vídeo em suas redes sociais confirmando que a CCR Aeroportos iniciaria as obras da segunda pista. O vídeo foi excluído minutos depois. A notícia, no site oficial do Governo, também foi apagada.

A nova pista terá 2.600 metros, contudo, carece de um aditivo contratual entre concessionária e Governo Federal para que saia do papel. A única pista do aeroporto tem a metragem de 1.700 metros.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você