Uma baleia da espécie cachalote que ficou encalhada na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis, neste domingo 1º de outubro, não sobreviveu e veio a óbito nesta segunda-feira, 2. A Associação R3 Animal confirmou a notícia durante esta manhã.
De acordo com essa organização, o cetáceo media aproximadamente 11 metros de comprimento, e seu encalhe mobilizou equipes técnicas durante todo o dia de domingo. Hoje, pesquisadores do instituto estão aguardando o retorno do corpo da baleia próximo à linha d’água, juntamente com a baixa da maré, para proceder com o recolhimento do corpo e a realização de exames necessários.
A presença desse cachalote nas proximidades da costa é rara, uma vez que essa espécie habita as águas profundas. Portanto, o encalhe desse animal no domingo suscitou a preocupação de que o mesmo pudesse estar doente.
A Associação R3 Animal está vinculada ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que tem como objetivo garantir a conservação e preservação da fauna marinha no litoral sul do país. Ela pode ser acionada para o resgate de animais através do 0800 642 3341.