25.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras: ação socioambiental da CASAN destaca benefícios do esgotamento sanitário

Ouça a Matéria

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) realiza em Balneário Piçarras nesta terça-feira, 19, a primeira ação da nova etapa de Trabalho Socioambiental direcionado a orientar os moradores sobre a infraestrutura de esgoto. O encontro será realizado a partir de 8h, no plenário da Câmara de Vereadores, com apresentação de informações sobre a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, orientações e esclarecimento de dúvidas. 

Durante a reunião também serão compartilhadas informações sobre o projeto socioambiental que vai permitir a visitação de moradores. Para ela, foram convidados secretários municipais, gestores, representantes de escolas e lideranças comunitárias da região atendida pela ampliação do SES: as bacias 5 e 6, entre as Ruas 1.550 e 2.450, no Centro de Balneário Piçarras (zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o oceano e o Rio Piçarras).

“São diversas ações voltadas a construir uma boa relação entre a obra que está sendo executada e a população que está sendo impactada, ressaltando os benefícios que moradores e turistas terão com a infraestrutura de saneamento”

EVERSON DA SILVA
FOTO, FELIPE FRANCO

O engenheiro sanitarista ambiental Everson da Silva Antunes destaca a importância do projeto socioambiental. “São diversas ações voltadas a construir uma boa relação entre a obra que está sendo executada e a população que está sendo impactada, ressaltando os benefícios que moradores e turistas terão com a infraestrutura de saneamento”, explica Antunes, que possui especialização em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e integra a equipe da empresa Econsult, que desenvolve o projeto socioambiental à serviço da CASAN.

A assistente social da Econsult, Eliane Ferreira, também vai estar na Ação. Ela será responsável pelas visitas domiciliares aos mais de 550 imóveis da zona de ampliação do SES de Balneário Piçarras. Ela conversará com as pessoas sobre as obras e os benefícios da coleta e tratamento de esgotos para a saúde coletiva e o desenvolvimento sustentável do município.

Também é responsabilidade da equipe técnica orientar os moradores sobre os futuros procedimentos de conexão do esgoto doméstico ou comercial à rede coletora que ainda está em fase de implantação. A CASAN reforça que os moradores dessa região ainda não estão autorizados a executar as ligações. Conexões sem autorização da Companhia poderão gerar retorno do esgoto no imóvel ou extravasamentos nas ruas da cidade.

Um total de 556 imóveis (comércio, residências e prédios) serão contemplados com essa nova etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário em Balneário Piçarras. São mais de 11 quilômetros de rede coletora e duas estações elevatórias, responsáveis por bombear o e goto para o tratamento. O valor investido nessas áreas é de R$ 11,6 milhões, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024. Com a nova etapa serão ao todo 3.200 unidades atendidas com coleta e tratamento, elevando para de 37,7% a cobertura na cidade.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você