25 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Balneário Piçarras institui Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher

“A ação será fundamental para que as mulheres encontrem suporte para romper com o ciclo da violência”, afirma Ester dos Passos Carvalho

Ouça a Matéria

Balneário Piçarras passará a contar com uma Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher. O órgão vai desenvolver estratégias efetivas de prevenção e de políticas públicas para as mulheres em situação de violência. A criação da rede é um compromisso do município com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em vigor desde outubro de 2022.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a rede de proteção vai ampliar a qualidade de atendimento, a identificação e encaminhamento a atendimentos humanizados. “A ação será fundamental para que as mulheres encontrem suporte para romper com o ciclo da violência”, afirma Ester dos Passos Carvalho.

A rede será formada por representantes do setor público e privado e foi aberta à participação da sociedade civil organizada, como associações ou entidades sem fins lucrativos, coletivos e comunidade em geral. O órgão de caráter deliberativo vai atuar ainda na prevenção e no atendimento às vítimas. A criação foi deliberada pelo conselho no dia 14 e oficializada na última sexta-feira, 16.

Não haverá hierarquia entre os membros, que devem criar comissões de apoio e câmaras temáticas para articulação com órgãos das esferas municipal, estadual e federal. A rede vai se reunir às 14h da última quarta-feira de cada mês e terá suporte administrativo da Secretaria de Assistência Social.

Entre as instituições definidas para indicarem membros à Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, constam a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal Turismo, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Fundação Municipal de Cultura, Coletivo de Mulheres do Brasil em Ação, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Câmara de Dirigentes Lojistas, Rede Catarina da Polícia Militar, Procuradoria da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil e Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você