24.3 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras lança protocolo para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

Ouça a Matéria

Balneário Piçarras lançou nesta quinta-feira, 7, o Protocolo de Atendimento Integrado às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. O documento, que foi apresentado na Câmara de Vereadores, trata sobre o fluxo de atendimento que será realizado pelo Comitê de Escuta Especializada, formado pelas secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e pelo Conselho Tutelar.

Para executar a função, 20 servidores efetivos passaram por capacitação de 12 horas. Eles irão trabalhar em escalas, em uma sala na Secretaria de Turismo. O local foi escolhido por contar com pouca circulação de pessoas, garantindo o sigilo do atendimento, o acolhimento da vítima ou testemunha, permitindo o relato livre. Será garantido aos familiares das pessoas atendidas o transporte gratuito até o local.

A capacitação dos profissionais abordou os conceitos de violência intrafamiliar, física, institucional, psicológica, sexual, autoagressão e negligência. Os certificados foram entregues durante a cerimônia de lançamento e tem validade de dois anos. Há previsão de reciclagem e supervisão anual.

O município trabalha para elaborar o protocolo desde 2022, junto à criação do Comitê de Escuta Especializada, e contou com a contratação de assessoria, com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você