25 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Balneário Piçarras promove 1ª Mostra de Teatro e Circo de Rua “Dona Nita”

“A rua é o palco mais democrático que existe”, afirma Márcio Fuelber, artista circense que fará parte do espetáculo

Ouça a Matéria

Respeitável público, o espetáculo vai começar! Falta um dia para a 1ª Mostra de Teatro e Circo de Rua “Dona Nita”. Os espetáculos de teatro e palhaçaria iniciam dia 19 e seguem até 23 de julho. A Fundação Municipal de Cultura vai estrelar alunos do Centro Cultural Luiz Telles, além de outros grupos credenciados de Balneário Piçarras, Penha, Itajaí e Florianópolis.  

Entre as apresentações em cartaz estão “Chica Flor e Poesia”, com Naira Demarchi, “Pacoenco”, com Charles Augusto de Oliveira, e “Todo Lugar é um Circo”, da Companhia Circo Nós. Os artistas comentam que a preparação para se apresentar é diária e constante, desde acrobacias e malabarismos até o diálogo com o público, e se adapta a cada espetáculo.


“A rua é o palco mais democrático que existe”, afirma o artista circense Márcio Fuelber, da Companhia Circo Nós. A linguagem nestes espaços é mais fluída, e a rua se torna o ambiente mais acessível para a arte e cultura. A oportunidade de inverter os papeis permite que o artista chegue até o público; e não o contrário, afirma a artista Naira Demarchi. “Eu gosto bastante desse formato, que descentraliza os ambientes de cultura e democratiza o acesso a ela. A rua sempre reserva boas e desafiadoras surpresas”, completa Naira.

HOMENAGEM

A 1ª Mostra de Teatro e Circo de Rua homenageia a Dona Nita Corrêa, conhecida como uma das primeiras atrizes de Balneário Piçarras. Apaixonada pelo teatro, desde muito jovem atuou em várias peças quando convidada pelas companhias de circo-teatro que circulavam pela cidade na década de 40 e 50.

Sempre foi figura atuante também em apresentações de teatro, festas juninas e eventos da cidade ao longo das décadas seguintes. O humor cativante era a marca registrada de Dona Nita, que era convocada para competições de piadas e alegrava onde estivesse. Dona Nita faleceu de causas naturais em 2022, aos 99 anos.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você