19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Balneário Piçarras tem potencial para entrar na rota de atracação de transatlânticos

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

Balneário Piçarras sediou nesta quarta-feira, 13, o 1º Simpósio da Frente Parlamentar em apoio ao Turismo de Navios de Cruzeiro – realizado no auditório do Museu Oceanográfico Univali. O tema foi “Desenvolvendo portos turísticos para o futuro”, com o intuito de impulsionar o setor no Estado, identificando novas localidades que possam se tornar portos turísticos e discutindo regulamentações para seu fomento. Na ocasião, Balneário Piçarras foi colocada com possibilidade de receber a parada dos turísticos navios. Situação de Penha avança.

“Ficou claro que podemos sim nos tornar uma cidade para ser receptivo de cruzeiros”

JOÃO EDUARDO SENSI
FOTO, RÔMULO PORTHOS, UNIVALI

“Hoje começamos as tratativas para que possamos ter uma escala teste de cruzeiros. Vamos agora para parte documental. Mas, estamos bem animados com as apresentações de hoje, onde ficou claro que podemos sim nos tornar uma cidade para ser receptivo de cruzeiros”, comentou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, João Eduardo Sensi. O vereador, Marco Pedroso (MDB), também participou do simpósio.

O emedebista, entusiasta dos projetos da causa turística, definiu a reunião como um grande avanço para Balneário Piçarras entrar nessa rentosa linha de navegação. “Balneário Piçarras entra no radar do setor, sendo visto como um excelente município para parada de navios de cruzeiros, fortalecendo o turismo e a economia local, estamos trabalhando muito para que o mais breve possível isto se torne realidade”, frisou.

“Estamos na fase final de mais alguns testes técnicos da área de fundeio, onde o transatlântico vai fundear para fazer o desembarque. Assim que finalizarmos esses estudos, estaremos aptos a poder fazer a primeira escala teste em Penha”

CLEBER NEUMANN

O secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann, mandou um representante e acompanhou a discussão de forma virtual. Ele disse que “como foi falado no Simpósio, Penha é uma das cidades de Santa Catarina mais avançada para receber uma escala teste. Temos um píer estruturado, temos a simulação feita por uma empresa de São Paulo e levamos até a Capitânia dos Portos – que pediram mais alguns testes. Estamos na fase final de mais alguns testes técnicos da área de fundeio, onde o transatlântico vai fundear para fazer o desembarque. Assim que finalizarmos esses estudos, estaremos aptos a poder fazer a primeira escala teste em Penha”.

Organizado pelo deputado estadual Emerson Stein (MDB), um dos objetivos do simpósio foi dar continuidade aos esforços da Frente Parlamentar em promover o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo marítimo de navios de cruzeiro. Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Porto Belo, Itajaí, Florianópolis, Penha e Navegantes participaram do simpósio.

Na ocasião, os palestrantes compartilharam informações sobre os benefícios trazidos pelos navios de cruzeiro tanto para os destinos turísticos quanto para o comércio local. Além disso, foram abordadas tendências e desafios do setor de cruzeiros, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social.

O evento também teve como objetivo incentivar municípios a se tornarem potenciais portos, apresentando casos de sucesso do setor, com a participação dos municípios de Itajaí, Porto Belo e Balneário Camboriú. Durante o simpósio, foram anunciadas paradas de cruzeiros para 2023/2024, incluindo a novidade de São Francisco como destino, com uma parada teste nesta temporada.

Seminário foi promovido pelo deputado estadual, Emerson Stein (MDB) – Foto, Romulo Porthos/Univali

A previsão é que a temporada de cruzeiros 2023/2024 seja a maior da história, com mais de 877 mil leitos ofertados e com projeções que estimam a geração de 80 mil empregos e 5 bilhões de reais na economia do país.

Estiveram presentes o presidente da Clia, Marco Ferraz; Renê Hermann, da Costa Cruzeiros; Márcia da MSC, Evandro Neiva, secretário de Turismo; Robson Coelho, secretário Adjunto de Portos, além de prefeitos, secretários municipais, e lideranças do setor da região.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
ANTAQ concede outorga para empresa avançar com processo do Porto Park Piçarras
7 meses atrás

[…] LEIA: Balneário Piçarras tem potencial para entrar na rota de atracação de transatlânticos […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você