Levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura de Barra Velha e a Epagri, divulgado nesta quarta-feira, 19, revelam que a bananicultura local sofreu um prejuízo de R$ 11 milhões pela passagem do ciclone extratropical – na última semana. Cerca de 300 hectares da produção barra-velhense foram atingidos.
Os bairros mais afetados pela destruição foram Medeiros, Rio Novo e Rio do Peixe, onde diversas propriedades rurais tiveram seus bananais derrubados e a produção gravemente prejudicada. Um detalhado levantamento fotográfico foi produzido e será utilizado para comprovar a extensão dos prejuízos sofridos pelos produtores rurais e subsidiar ações de apoio.
A Secretaria de Agricultura informa que as instituições bancárias, cooperativas e bancos oficiais, dispõem de recursos via Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que poderão auxiliar na recuperação das lavouras afetadas. O diretor da Secretaria, Nilo Irineu Bernardo, reforça ainda sobre a importância de todos os produtores rurais atingidos pelo ciclone extratropical registrarem os danos em imagens o mais rápido possível. Essas informações serão fundamentais para implementação de medidas de apoio.