14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Bananicultores de Barra Velha contabilizam prejuízos de R$ 11 milhões com ciclone extratropical

Secretaria de Agricultura e Epagri realizaram um levantamento nas propriedades produtoras de banana e constataram perdas expressivas.

Ouça a Matéria

Levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura de Barra Velha e a Epagri, divulgado nesta quarta-feira, 19, revelam que a bananicultura local sofreu um prejuízo de R$ 11 milhões pela passagem do ciclone extratropical – na última semana. Cerca de 300 hectares da produção barra-velhense foram atingidos.

Força dos ventos afetou 300 hectares de plantação

Os bairros mais afetados pela destruição foram Medeiros, Rio Novo e Rio do Peixe, onde diversas propriedades rurais tiveram seus bananais derrubados e a produção gravemente prejudicada.  Um detalhado levantamento fotográfico foi produzido e será utilizado para comprovar a extensão dos prejuízos sofridos pelos produtores rurais e subsidiar ações de apoio.

A Secretaria de Agricultura informa que as instituições bancárias, cooperativas e bancos oficiais, dispõem de recursos via Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que poderão auxiliar na recuperação das lavouras afetadas.   O diretor da Secretaria, Nilo Irineu Bernardo, reforça ainda sobre a importância de todos os produtores rurais atingidos pelo ciclone extratropical registrarem os danos em imagens o mais rápido possível. Essas informações serão fundamentais para implementação de medidas de apoio.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você