22.1 C
Piçarras
terça-feira 28 de novembro de 2023


Barra Velha: Doze tartarugas-verdes morrem após emalhe em rede de pesca irregular

“Os animais foram removidos de uma rede de pesca irregular armada próximo à praia, tornando suscetível a captura acidental de espécies não alvo da pescaria”, afirmou a Univali/Penha

Foto, Univali/Penha
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.
Ouça a matéria

Doze tartarugas-verdes foram achadas mortas na tarde desta terça-feira, 16, na Praia da Barrinha, em Barra Velha. Segundo a Univali/Unidade Penha, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), as mortes foram causadas por uma rede irregular de pesca afixada no litoral.

Situação foi registrada nesta terça-feira – Foto, Univali/Penha

“Os animais foram removidos de uma rede de pesca irregular armada próximo à praia, tornando suscetível a captura acidental de espécies não alvo da pescaria. Moradores notaram a presença das tartarugas emalhadas e fizeram a remoção dos indivíduos”, detalhou nota oficial da Univali.

Uma tartaruga foi localizada ainda com vida. Ela passa por tratamento veterinário na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha. No exame de admissão, apesar do bom escore corporal, “alguns sinais clínicos no sistema respiratório evidenciavam as complicações geradas pelo afogamento devido ao aprisionamento no petrecho”, ressaltou a equipe técnica da Univali. No exame externo, a equipe observou algumas marcas lineares e constritivas compatíveis com rede de pesca na área dorsal do pescoço e na nadadeira peitoral.

Outros animais encontrados vivos dentro da rede irregular de pesca foram soltos e devolvidos ao mar no momento da remoção. “Já as 12 carcaças mortas e uma viva foram levadas até a praia para o recolhimento e o resgate feito pela equipe técnica do PMP-BS”, complementou a nota oficial. Todos os animais eram juvenis da espécie Chelonia mydas, a tartaruga-verde, comum nas praias de Santa Catarina.

Em nossa região há o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Por isso, quem localizar animais marinhos, em situação de encalhe, pode ligar para o 0800 642 3341. A ligação é gratuita e o telefone funciona diariamente das 8h às 17h30. É preciso informar o local de encalhe do animal e um ponto de referência.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

1 COMENTÁRIO

Os comentários estão fechados

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você