A Prefeitura de Barra Velha trabalha na conclusão do projeto de revitalizar o calçadão da praia central – no trecho até a praia do Tabuleiro. “É um projeto voltado a modernizar um dos nossos principais cartões-postais, o tornando ainda mais atrativo”, pontua o presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (Fumtec), Pierre Costa.

“Esse será um projeto que vai ao encontro da proposta de valorização de um dos principais potenciais da nossa cidade”
PIERRE COSTA
Manutenção do calçadão e meio fio da praia, revitalização da pintura da ciclovia da Praia Central e Tabuleiro, padronização de lixeiras e bancos da Praia Central e Tabuleiro, trincheira de infiltração para acabar com a efluentes na praia do Tabuleiro e o recapeamento da pista da praia do Tabuleiro estão no projeto, articulado pela Fumtec.
A intenção é investir cerca de R$ 2 milhões na revitalização. “Esse será um projeto que vai ao encontro da proposta de valorização de um dos principais potenciais da nossa cidade, que é o turismo de verão”, acrescenta Pierre. Recentemente, por exemplo, o calçadão da Praia do Grant foi totalmente revitalizado.
O projeto está sendo produzido pela Secretaria de Planejamento. O secretário, Elvis Fucher, reforça que o projeto conceitual busca modernizar a região central da orla, ainda antes da temporada de verão. “Vamos buscar agilidade para oferecer esse novo conceito aos moradores, veranistas e turistas já nesta temporada de verão”, pontua.
A obra será custeada com o recém-criado Fundo da Orla e Laguna de Barra Velha (FUOL) – que é alimentado mensalmente com 33% do arrecado pela municipalidade com o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). “Criamos o FUOL justamente para ter essa independência para promover ações de fomento e recuperação dos nossos principais atrativos naturais. Em poucos meses desde a sua criação, já estamos iniciando um grande projeto”, enaltece o prefeito, Douglas Elias da Costa (PL).
O FUOL
Sua aplicação é exclusiva em: reabilitação e alargamento da faixa de areia das praias, a qual é afligida e deteriorada por sucessivas ressacas e outros fenômenos e acidentes naturais; reabilitação, desassoreamento e despoluição dos Rios e Laguna de Barra Velha; estudos, projetos, obras de infraestrutura, urbanização e manutenção de toda a orla marítima, rios e laguna do Município de Barra Velha, especialmente construção de molhes e emissários.
Enquanto isso as ruas, estão cheias de buracos, diria crateras. Mas, o importante é o turista ver uma praia linda. Enquanto os moradores, se ferram em transitar. Quinta dos Açorianos, é o pior local. A ponte interditada indefinidamente, as ruas cheias de crateras. Então, qdo vai melhorar isso?
Parece que a única praia que existe em Barra Velha é a central , pq as outras estão entregues ao caos, a praia do tabuleiro parece que foi riscada do mapa e da prefeitura pq nunca é lembrada .
Arrumem a quinta dos acorianos, tem bastante gente lá , bairro cada vez mais construindo casas … E arrumem o cartão postal da cidade que é a ponte pencil !!!
Não esquecem que a Quinta dos Açorianos tem muitos votos na eleição,e o tempo passa rápido.Todos os moradores vão dar o troco.Aqui está um caos nas ruas.
Bom dia , o mais importante neste momento.é resolver problema de poluição da praia central que impede o uso do mar pela população e turistas . Embelezar calçadão não vai valorizar a região ,
Att
Já dizia meu pai beleza só enfeita mesa, temos ruas em barra velha que precisam ser reparadas para o morador poder transitar com segurança então não enfeitem mas sim consertem .
Boa tarde, obras de infraestrutura para moradores do município ficam a ver navios literalmente, da uma olhada na Manuel Correa, a quase 3 anos sem término das obras, nem finalização contra enxurrada, mas segue o baile e blza na orla.
Parabéns !!! A beleza atrai turistas consequentemente mais dinheiro para o comércio local, que atrai emprego e desenvolvimento para nossa cidade ed
Seria bom olharem para a PONTE PENCIL, ruas sem calcamento na Quinta dos Assorianos etc…
Para cuando as ruas asfaltadas,luz e água para o bairro Itajubá na divisa com Piçarras? Muita construção e novos vizinhos que ainda tán aguardando.