23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Barra-velhense Cacá Fagundes lança livro infantil: “Elvira, a pequena fiandeira de tucum”

“Eram as mulheres fiandeiras de tucum que produziam estes fios, que ajudavam a incrementar o pesado orçamento doméstico da família”, detalha Cacá.

Ouça a Matéria

O historiador e escritor barra-velhense, José Carlos Fagundes, o Cacá, acaba de lançar sua segunda obra de literatura infantil: “Elvira, a Pequena Fiandeira de Tucum”. O ato foi sacramentado durante a abertura da 10ª edição do Porto Literário de Barra Velha.

O livro, com 20 páginas, narra de forma lúdica a história de uma menina que desde muito pequena aprendeu a produzir fios de tucum com sua avó e que na vida adulta se tornou uma das fiandeiras mais conhecidas do bairro Itajuba. “Eram as mulheres fiandeiras de tucum que produziam estes fios, que ajudavam a incrementar o pesado orçamento doméstico da família”, detalha Cacá.

Os exemplares serão distribuídos nas escolas e bibliotecas. Interessados, podem obter um exemplar diretamente com o escritor Cacá, CLICANDO AQUI

Cacá baseia a narrativa em histórias reais do universo da pesca artesanal para levar a obra ao grande público, pois segundo ele, até a década de 50 quase todos os apetrechos de pesca local – como espinhéis, tarrafas e redes – eram confeccionados com fios obtidos a partir da manipulação das fibras do tucum, atividade praticamente desaparecida nos dias atuais.

O livro foi inspirado na figura de dona Elvira Galdino da Silva e tem a pretensão de resgatar a memória desta antiga tradição, herança dos povos indígenas do Brasil. A obra foi originalmente escrita por Cacá Fagundes e as ilustrações couberam à artista plástica Enoi Martini Dilly. A diagramação do trabalho veio do jornalista e editor Juvan Neto e revisão de Silvana Beeck Stival. A tiragem do livro é de 3.000 exemplares.

Enoi é a mesma ilustradora e escultora que está presenteando a cidade com obras como o “Coração” da praia do Tabuleiro, entregue na semana passada, e o “Pescador” do Porto das Canoas. Essa é a segunda obra de Cacá ilustrada por Enoi – a primeira foi “Travessias e Travessuras de Safena”, que marcou a estreia de Fagundes na literatura infantil.


O AUTOR

Cacá Fagundes trabalha como professor na rede municipal de Barra Velha. É licenciado em História pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pós-graduado em Interdisciplinaridade pela Universidade de Joinville (Univille). Como pesquisador, tem se dedicado à historiografia do Município de Barra Velha e região.

É autor e colaborador de livros como “Perfil Cultural e Turístico de Barra Velha”, “Compêndios: Fragmentos para a História de Barra Velha”, “Notícias dos Fanáticos de Barra Velha” e “Travessuras e Travessias de Safena” (literatura infantil). Cacá é membro da “Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Seccional Acácio Borba Coelho, de Barra Velha”.

PORTO LITERÁRIO DE BARRA VELHA

A 10ª Edição do Porto Literário, um evento que visa promover a cultura, a leitura e a educação no município, conta com uma programação diversificada e repleta de atividade, se estendo o dia 07 a 18 de agosto. Durante esse período, os estudantes terão a oportunidade de assistir as apresentações, Teatro de Bonecos, participar de palestras, rodas de leitura, oficinas literárias e diversas outras atividades que estimulam o gosto pela leitura e a produção escrita.


Destaque para a Feira do Livro, que acontecerá na Escola Básica Municipal Professora Antônia Gasino de Freitas, entre os dias 14 e 18 de agosto, abrindo suas portas para toda a comunidade. Será uma oportunidade única para pais, alunos e moradores em geral encontrarem uma grande diversidade de obras literárias, desde clássicos da literatura até lançamentos contemporâneos.

Uma das grandes novidades desta edição do Porto Literário é o Ônibus do Saber, uma iniciativa que visa levar a cultura e o conhecimento literário para além das escolas e alcançar o público em geral. O Ônibus do Saber ficará posicionado em locais estratégicos da cidade, oferecendo acesso a livros, revistas e atividades interativas relacionadas ao mundo da leitura e do conhecimento. O veículo estará disponível para visitação pública na Praça do São Cristóvão, no dia 09 de agosto, no Komprão/Koch de Itajuba no dia 10 de agosto e no Pátio ao lado da Escola Astrogildo, no Centro, no dia 11 de agosto.

A Secretária Municipal de Educação, Nilcéia Tomaz, ressalta a importância do evento para a formação dos estudantes e o incentivo à leitura: “O Porto Literário é uma iniciativa que já se tornou tradicional em Barra Velha. Além de aproximar os estudantes do universo literário, oferecendo uma programação rica e variada, este ano estamos entusiasmados com a inclusão do Ônibus do Saber, uma forma de expandir o acesso à cultura literária para toda a comunidade”, frisa a secretária.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você