20 C
Piçarras
domingo 11 de maio de 2025


Caminhão carregado causa rachadura em viga mestra do pontilhão provisório do Rio Itajuba

Os técnicos estão analisando a estrutura da ponte e, se necessário, será fechada para o tráfego até que medidas de reparo ou substituição possam ser tomadas

Ouça a Matéria

Uma das vigas mestras do pontilhão provisório sobre o Rio Itajuba, em Barra Velha, foi comprometida na manhã desta sexta-feira, 14, após a passagem de um caminhão basculante carregado. Uma enorme rachadura se abriu na tora. Por medida de segurança, o trânsito está limitado a um veículo de passeio por vez.

Ponte foi projetada para 4 toneladas; fontes do JC apontam que caminhão estava com 30 à 32 toneladas

Segundo nota do Governo Municipal, a passagem do caminhão “pode ter comprometido a estrutura por exceder a capacidade que a ponte foi projetada para suportar”, que era de 4 toneladas – além da proibição do tráfego de caminhões. Fontes do setor de britagem, consultadas pela reportagem, analisaram as fotos do caminhão que causou o problema a apontaram um peso entre 30 à 32 toneladas.

“Dos quatro pilares, um houve uma fissura e, como medida de segurança, o Departamento de Trânsito está limitando a passagem de apenas um veículo por vez”, reforçou nota oficial do Governo. Os técnicos estão analisando a estrutura da ponte e, se necessário, será fechada para o tráfego até que medidas de reparo ou substituição possam ser tomadas.

A empresa proprietária do caminhão foi notificada pela Prefeitura de Barra Velha. “Ela imediatamente se comprometeu em resolver o problema”, informou o Governo. O pontilhão foi construído como forma de minimizar os impactos da construção da nova ponte sobre o Rio Itajuba – iniciada em 8 de outubro de 2021.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você