20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Campanha Dignidade Menstrual do Judiciário entrega absorventes descartáveis em SC

Ouça a Matéria

Começaram as entregas da campanha Dignidade Menstrual, promovida em sua segunda edição pelo Poder Judiciário de Santa Catarina. Além de combater a desinformação e dar visibilidade ao tema, a iniciativa buscou arrecadar absorventes descartáveis que agora começam a ser entregues a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A Comarca de Balneário Piçarras arrecadou 200 pacotes de absorventes descartáveis.


Em Balneário Piçarras, a comarca local arrecadou 200 pacotes de absorventes descartáveis. Desse total, 52 pacotes com 16 e 32 unidades foram entregues para a Associação Caminhar Juntos, que tem um trabalho voltado para crianças e adolescentes, e 148 pacotes de oito unidades foram doados para o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura local, que acolhe mais de mil crianças no contraturno da escola – 70% meninas entre crianças e adolescentes.


Segundo os dados de uma pesquisa realizada em 2021, 28% das mulheres brasileiras de baixa renda vivem o que é chamado de pobreza menstrual. A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal durante o período menstrual, por falta de recursos financeiros, de infraestrutura ou até de conhecimento.

COMARCA DE MARAVILHA

Servidores da comarca de Maravilha, no Extremo Oeste, repassaram 3.200 absorventes na última quinta-feira (6/7). As doações foram arrecadadas de 1º de maio a 30 de junho deste ano.

As entidades beneficiadas foram duas escolas municipais e o serviço de acolhimento que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A campanha teve apoio da Promotoria de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil/SC – subseção de Maravilha.

“Os profissionais das instituições beneficiadas receberam as doações com gratidão e relataram que se trata de um produto de necessidade cotidiana. A campanha motivou uma importante ação de solidariedade e despertou a sensibilidade na promoção da dignidade para um público feminino jovem e hipossuficiente”, observou a chefe de secretaria do foro, Lenira Isabel Ledur, que organizou a campanha na comarca.

COMARCA DE TURVO

A comarca de Turvo promoveu na tarde da última sexta-feira (7/7) a entrega de absorventes descartáveis para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Turvo. A doação, de quase 500 pacotes de absorventes, foi realizada pelo juiz da comarca, Manoel Donisete de Souza, para o CRAS, que teve como representante a psicóloga Nayume Magaldi Januário.

Na comarca, a iniciativa foi organizada pela assistente social Luciane Neitzel Friedrich e pela chefe de secretaria do foro, Giana Angeloni Rozani, que também participaram da entrega das doações. A campanha foi realizada com chamada na rádio e teve como parceiros o Supermercado Nikos e o Supercooper, além da subseção da OAB de Turvo. Os supermercados parceiros conseguiram uma redução nos preços dos absorventes durante o período da campanha.

COMARCA DE ARARANGUÁ

A comarca de Araranguá promoveu na última sexta-feira (7) a entrega de 650 pacotes de absorventes descartáveis, oriundos da campanha Dignidade Menstrual naquela unidade jurisdicional. Todo o material foi entregue para a Casa da Fraternidade, instituição sem fins lucrativos sediada naquele município. A juíza Thania Mara Luz, diretora do foro, juntamente com sua assessoria, participou da entrega, acompanhada pela imprensa local.

Neste ano, além dos servidores do fórum, colaboraram na arrecadação de absorventes íntimos servidores da Vara do Trabalho de Araranguá, Ministério Público e advogados vinculados à OAB/SC – subseção de Araranguá, bem como estabelecimentos comerciais e população em geral.

COMARCA DE ITAJAÍ

A comarca de Itajaí, em comunhão de esforços com a Câmara Municipal de Vereadores, conseguiu arrecadar mais de 1,2 mil absorventes durante a campanha da Dignidade Menstrual e promoveu a entrega do material para o Instituto Sorrir na tarde da última sexta-feira (7). Localizada no bairro de Cordeiros, a instituição atende crianças de quatro a 17 anos com diversas atividades no contraturno escolar, como aulas de informática, balé baby, futebol, xadrez e desenho. Além disso, a entidade mantém o projeto “Casa Solidária”, que atende mensalmente 100 famílias com suprimentos de higiene, limpeza, agasalhos e móveis. Este é o segundo ano que o Legislativo local se junta ao esforço do Judiciário na campanha de arrecadação de absorventes descartáveis. Ao todo, foram arrecadados 1.225 absorventes.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você