24.5 C
Piçarras
domingo 3 de dezembro de 2023


Cartórios de Balneário Piçarras e Barra Velha são homenageados após prêmio nacional

TJSC concedeu homenagem por conta do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) tem por objetivo premiar os serviços notariais e de registro de todo o País

Foto, TJSC
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.
Ouça a matéria

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) homenageou, na terça-feira, 7, treze cartórios de dez cidades do estado que receberam o Prêmio de Qualidade Total (PQTA), em 2022. Entre eles, estão o Tabelionato de Notas e Protesto de Balneário Piçarras e o Ofício de Registro de Imóveis de Barra Velha. As serventias foram agraciadas, no fim de 2022, com o prêmio máximo concedido aos cartórios brasileiros após auditorias independentes.

“A desjudicialização é algo que veio para ficar” – Foto, TJSC

“A desjudicialização é algo que veio para ficar. E a tendência será a ampliação dos serviços notariais no Estado, que terão um papel cada vez mais importante em relação aos negócios, à segurança jurídica e à paz social. Em Santa Catarina estamos bem servidos, e esta premiação atesta isso”, destacou na solenidade o presidente do Poder Judiciário, João Henrique Blasi.

O Tabelionato de Notas e Protesto de Balneário Piçarras, que tem Regis Cassiano de Menezes, como titular, foi condecorado na categoria Ouro. Ofício de Registro de Imóveis de Barra Velha, sob a titularidade de Daniel Boabaid, recebeu o prêmio PQTA na categoria Diamante.

Para o cartorário piçarrense, a honraria recebida do TJSC “representa o reconhecimento de um trabalho desempenhado ao longo de treze anos, com muito esforço e dedicação a atividade que exige tamanha responsabilidade. Trabalho esse que a equipe do Tabelionato Menezes desempenha com muita seriedade e respeito, buscando sempre um trabalho de excelência para atender a população que busca concretizar seus negócios jurídicos, sempre com celeridade e segurança jurídica. Essa homenagem nos traz muito orgulho e satisfação e a certeza de que estamos no caminho certo e assim continuaremos, com a graça de Deus, em busca de novas premiações e melhorando sempre o atendimento em busca da paz social a todos os usuários e clientes do cartório”.

As auditorias independentes foram realizadas pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil) com apoio do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), para apurar o cumprimento de diversos critérios de qualidade e excelência na prestação dos serviços. A premiação é concedida anualmente pela Anoreg/BR, por intermédio do Prêmio de Qualidade Total (PQTA). Entre os requisitos, estão informatização e controle de dados, gestão operacional, instalações, inovação, gestão de pessoas e compliance.

O corregedor-geral do Foro Extrajudicial, Rubens Schulz, também participou da cerimônia. “Manifesto o meu orgulho não apenas pela premiação ocorrida em Brasília, mas pela excelência do trabalho desenvolvido por nossos cartórios. Existe uma constante busca pelo aprimoramento técnico e de pessoal, pelo investimento em novas tecnologias e pelo apoio mútuo”, afirmou o desembargador Rubens Schulz.

A diretoria da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC) também foi homenageada pelo TJSC. “Além de contarmos com o destaque de 13 serventias no PQTA, atualmente, dos cinco primeiros colocados no ranking nacional de qualidade total dos cartórios, quatro são de Santa Catarina. É o reconhecimento do esforço que tem sido empreendido em nosso Estado pela qualidade, eficiência e segurança dos serviços notariais e registrais, com grande avanço na profissionalização dos serviços”, considera o presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida.

RESPONSABILIDADE AUMENTA, AFIRMA MENEZES

Régis categoriza ainda que com “conquista desse prêmio certamente eleva a responsabilidade pelos serviços prestados, visto que nos coloca em um patamar de reconhecimento nacional em uma atividade que exige muita responsabilidade, e que segundo pesquisa do Datafolha apontou os cartórios como instituição mais confiável do Brasil, com 76%, seguido pelos correios com 55%”.

Para ele, esses índices reforçam ainda mais a necessidade de manter os serviços em constante aprimoramento. “Tal retrospecto e reconhecimento certamente aumentam nossa responsabilidade, que além da exigida por lei, nos incumbe manter a excelente prestação dos serviços, para que possamos nos manter com tal reconhecimento, sempre aprimorando e melhorando a prestação de serviços, os quais foram incentivados e obtiveram um avanço tecnológico nos últimos anos, devido aos percalços com a pandemia. Fato que foi de grande valia para os usuários e clientes dos serviços notariais, pois hoje em dia para um cidadão reconhecer firma, fazer uma procuração pública, escritura pública, dentre outros atos notariais, é possível fazê-lo por meio eletrônico, através da plataforma nacional do e-notariado. Tais reconhecimentos elevam nossa autoestima e demonstram que nossa responsabilidade para com a população brasileira em prestar um serviço de excelência só aumenta, fazendo com que busquemos cada vez mais nos aprimorar e buscar capacitação para continuar no caminho de um serviço prestado com qualidade e segurança jurídica”, encerrou.

O PRÊMIO

Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) tem por objetivo premiar os serviços notariais e de registro de todo o País que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. O projeto institucional visa estimular a participação e o envolvimento da classe, para que os serviços notariais e de registro sejam prestados com maior qualidade, eficiência e segurança para a sociedade brasileira.

Os participantes da edição 2022 do PQTA serão avaliados conforme os seguintes requisitos: Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e do Controle de Dados, Gestão da Inovação, Compliance e Continuidade do Negócio.

AS SERVENTIAS HOMENAGEADAS:

> Balneário Camboriú – 1º Tabelionato de Notas e Protesto – titular Mariana Viegas da Cunha

> Balneário Camboriú – 2º Ofício de Registro de Imóveis – titular Lucia Dal Pont

> Balneário Piçarras – Tabelionato de Notas e Protesto – titular Regis Cassiano de Menezes

> Barra Velha – Ofício de Registro de Imóveis – titular Daniel Boabaid

> Criciúma – 1º Ofício do Registro de Imóveis – titular Maria do Carmo Toledo Afonso

> Içara – Tabelionato de Notas e Protestos – titular Adriana Mara de Oliveira

> Joinville – 1º Ofício de Registro de Imóveis – titular Bianca Castellar de Faria

> Joinville – 3º Ofício de Registro de Imóveis – titular Sandra Mara de Braga

> Palhoça – 1º Tabelionato de Notas e Protesto – titular Otavio Guilherme Margarida

> Santo Amaro da Imperatriz – Ofício de Registro de Imóveis – titular Reinaldo da Silva Lelis

> São José – Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos – titular Fernanda Isabel Wissel

> Urubici – Cartório de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica – titular interno Guilherme Beckauser Wensing

> Urubici – Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos – titular Guilherme Beckauser Wensing

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você