20.2 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


CASAN orienta moradores de Balneário Barra do Sul sobre ligações ao Sistema de Esgoto

Ouça a Matéria

A CASAN alerta moradores de Balneário Barra do Sul de que estão sendo enviadas nas faturas autorização para ligação dos imóveis ao Sistema de Esgotamento Sanitário.  Inicialmente a Companhia está liberando as bacias 4 e 9, onde mais de mil unidades já podem ser beneficiadas com coleta e tratamento de esgotos.

“Moradores que não receberam a mensagem da Companhia devem aguardar orientações, pois a conexão sem que a rede de coleta esteja em operação pode levar ao extravasamento de esgoto nas ruas, comprometendo o ambiente e a qualidade de vida”, pontuou nota oficial da Casan. Dúvidas sobre a autorização podem ser esclarecidas junto à agência da CASAN, localizada na Rua José João Machado, 233.

Para unidades que já receberam o aviso nas faturas, a orientação é adaptar as instalações internas e conectar o esgoto domiciliar na espera implantada pela CASAN em frente ou fundos do imóvel. As obras internas são responsabilidade do proprietário ou morador. No site da Companhia, há informações e um passo a passo sobre como fazer a ligação.

CURSO GRATUITO

Com o objetivo de capacitar profissionais da região que possam fazer os trabalhos internos no imóvel e a ligação à rede de esgotos, a CASAN está com inscrições abertas para um curso gratuito em Barra do Sul. O treinamento é voltado para encanadores, pedreiros e instaladores hidráulicos, entre outros profissionais.

A capacitação será realizada no dia 29 de novembro, entre 18h e 21h, na Escola de Educação Básica Dom Gregório Warmeling, localizada na Avenida São Francisco do Sul, 90, Centro. Inscrições pelo número (48) 3221-5747, em horário comercial ( 8h às 17h) ou junto à agência da CASAN, localizada na Rua José João Machado, 233.

A Companhia disponibilizará a listagem dos participantes, com telefone e e-mail, em seu site, proporcionando aos moradores contatos para orçamentos e avaliação dos serviços que serão necessários na parte interna dos imóveis.

TRATAMENTO TERCIÁRIO

O Sistema de Tratamento de Esgotos de Barra do Sul foi implantado com investimento de R$ 72 milhões, obtidos em financiamento junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão beneficiadas aproximadamente 3 mil unidades da região central.

A CASAN implantou no município 36 quilômetros de redes coletoras, além de uma Estação de Tratamento de Esgotos capaz de depurar até 73 litros em sistema terciário, atualmente a tecnologia mais completa para depuração e retorno do efluente tratado ao ambiente.

Estação de Tratamento de Esgotos de Barra do Sul é capaz de depurar até 73 litros em sistema terciário, atualmente a tecnologia mais completa para depuração e retorno do efluente tratado ao ambiente. Acervo CASAN

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você