17.3 C
Piçarras
terça-feira 29 de abril de 2025


Conselho e Fundação preparam IV Fórum de Cultura de Balneário Piçarras

O objetivo será atualizar o Plano de Cultura e suas metas para mais 10 anos. O Plano atual previa 26 metas em vários eixos

Ouça a Matéria

A Fundação Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPOC) de Balneário Piçarras preparam para o dia 29 de março o IV Fórum Municipal de Cultura. As discussões iniciais para revisão do Plano Municipal de Cultura e suas metas devem envolver artistas de todas as setoriais, poder público e sociedade civil.

O evento ocorre das 13h às 17h30, no centro Cultural Luiz Telles. O objetivo será atualizar o Plano de Cultura e suas metas para mais 10 anos. O Plano atual previa 26 metas em vários eixos, criadas em 2014, e que devem pautar as ações da gestão municipal até 2024. 

Segundo a presidente da Fundação de Cultura, Iria Lúcia Quintino, além deste Fórum, mais dois devem ser realizados no ano juntamente com discussões em cada Câmara Setorial do COMPOC. “EM 2024, teremos nossa Conferência Municipal de revisão do Plano. Até esperamos ter construído com todos os setores um plano que possa realmente ser viável e que contemple todas as necessidades da Cultura no município para os próximos 10 anos”, destacou a presidente Iria.

Programação

O fórum iniciar com credenciamento dos participantes e apresentação especial de alunos e professores da Banda Municipal Zequinha Cardozo. Logo após a fala de autoridades, o produtor cultural Marcos Montagna, superintendente da Fundação Cultural de Navegantes e presidente do CONGESC – Conselho de Gestores de Cultura de Santa Catarina será o palestrante do Fórum que fará um panorama da Cultura a nível de país, Estado e região e abordará temas específicos de interesse do Setor Cultural da região da Amfri, destacando o crescimento da região.

Logo após a palestra, os presentes serão convidados a refletirem sobre o que o que avaliam ser prioridade da Cultura para os próximos 10 anos na cidade. Os participantes serão divididos em grupos e vão elencar algumas primeiras avaliações do que esperam para Balneário Piçarras.  Os formulários serão compilados e discutidos por todas as câmaras setoriais culturais da cidade e integrarão as discussões nos próximo dois fóruns, que serão realizados ainda em 2023 como preparativos para a Conferência 2024.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você